Educação em foco |
Os principais aspectos educacionais que
foram notícias em destaque em março e Abril são retratados na presente seção
da Atualidades em Educação. - março - Fevereiro
de 2003 foi marcado, no campo da educação, por diversos acontecimentos que
mereceram registro em nosso estudo técnico. Iniciemos
pelo cenário internacional, onde o 1º Seminário de Avaliação da
Qualidade do Ensino Superior, realizado em Madrid, envolvendo países da União
Européia e América Latina objetivou definir um plano de ação para ações
concretas que levem novos intercâmbios facilitando a igualdade de nível de
ensino entre nações industrializadas e em desenvolvimento. Constou da
pauta também análise de necessidade de maior flexibilidade para
reconhecimento e revalidação de estudos feitos nas universidades e centros
de pós-graduação. O fato lamentável é que o Brasil não compareceu,
provavelmente por falta de integração entre o antigo e o novo governo. Foi
anunciado pelos governos brasileiro e cubano a criação de um curso on-line
de educação desportiva, para melhoria do nível do ensino de educação física.
Durante o ano em curso serão estabelecidos aspectos operacionais, bem como
a seleção dos primeiros beneficiários do programa. A
Alemanha foi palco da realização de uma das maiores conferências de
tecnologia e informação em educação,sendo apresentado, numa feira
paralela, os mais recentes lançamentos de equipamentos e sistemas voltados
para instituições educacionais. Por
se falar em tecnologias registra-se também que o Parlamento Europeu definiu
meios para aprovar um projeto de educação a distância elaborado pela
Comissão Européia a ser implementado nos anos de 2004 a 2006. Foram
alocados 36 milhões de Euros para a criação da rede escolar. A
França apresentou resultado de pesquisa onde mostra que 80% dos usuários
de educação a distância estão satisfeitos com os métodos adotados pelas
instituições daquele país. Isso reforça os argumentos do Poder Público
que se deva investir ainda mais no setor que vem atendendo à universalização
da educação de qualidade. Aliás a França resolveu ajudar à Índia e Síria
na implantação de novos projetos de educação superior a distância e,
para tanto, já conta com o fomento do Banco Mundial. Os
aspectos acerca da violência na educação foram objeto de estudos no
Encontro Global de Educação pela Paz, realizado na Tailândia. Por
fim, no campo mundial, foi divulgado um ranking dos países que mais
investem em tecnologia aplicada à educação. A Finlândia é
destacadamente a primeira, seguindo-se Estados Unidos da América,
Singapura, Suécia, Islândia, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Taiwan e
Alemanha. Já no item quanto à melhores práticas o resultado mostrou que o
primeiro lugar está com o Canadá, seguindo-se a Estônia. Chegando-se
ao Brasil vê-se os planos do governo federal são de acréscimo de recursos
para o uso de educação superior a distância, como forma de ampliação do
número de estudantes nos cursos de 3º grau. Até 2006 são anunciados
500.000 alunos matriculados nas universidades abertas, como proposta mínima.
Dentro desse setor a ABRANET (Associação Brasileira de Provedores de
Internet) propôs ao Ministério das Comunicações a prestação de serviços
gratuitos a 2.486 escolas públicas, distribuidas por 600 cidades, para
aumento do uso de tecnologias. O custo previsto é de R$ 203 milhões, em
quatro anos do projeto. A
União Européia ofereceu apoio ao Brasil para um intercâmbio mais efetivo
na inclusão digital. Os aspectos mais amplos foram traçados em encontro do
Ministro da Educação com a Comissão da entidade. Recife,
abrigou, em fevereiro, o Seminário Nacional de Educação Básica,
congregando 4.000 professores de todas as capitais brasileiras. Diversos
temas foram abordados, sendo o mais relevante o novo Programa de Alfabetização
do Governo Federal. Atualmente 12,94% da população adulta ainda é
analfabeta e medidas concretas precisam ser tomadas com o apoio da sociedade
civil e das entidades de educação. O
assunto foi palco também do Fórum Brasil de Educação, criado pelo
Conselho Nacional de Educação. A reunião de instalação do evento foi em
Brasília, sendo lançado o movimento de mobilização por uma nova educação
básica. Diversos encontros serão realizados, em várias partes do país,
para consolidar a integração com os governos estaduais e municipais. Já
que falamos em ampliação dos meios de acesso à educação vale registrar
o censo preliminar da educação superior a distância, que registra
existirem 84.713 alunos matriculados nos cursos, distribuidos por 33
instituições de ensino, em 60 cursos de graduação e pós-graduação. A
UDESC (Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina)
lidera o quadro, com 14.320 alunos, seguindo-se a Universidade Federal de
Lavras (MG) com 8.500 matrículas.
- abril - O maior evento internacional
ligado à educação aconteceu, em março, na cidade de Paris.
A chamada “Festa da Internet” reuniu representantes do todo o
mundo, tendo sido coordenada pelo Ministério da Pesquisa e das Novas
Tecnologias da França. Os mais
recentes projetos tecnológicos de inovações, aplicáveis em diversas áreas
do conhecimento, marcaram uma grande exposição, onde fabricantes e
consumidores movimentaram um grande número de negócios. Na ocasião houve uma análise
acerca da pesquisa realizada por uma empresa multinacional, que mede a audiência
na internet. O trabalho revelou
que a população global com acesso à rede, a partir de computadores domésticos,
é de 580 milhões de pessoas. Os avanços nos sistemas têm
possibilitado a expansão do e-Learning (treinamento em tempo real).
Há grande interesse das empresas pois reduzem orçamentos e gastos
com viagens de funcionários. Em
2000 o mercado mundial de e-Learning girou US$ 2,2 bilhões;
em 2005 será de US$ 18,5 bilhões.
Um grande número de empresas especializadas em desenvolvimento de
recursos humanos e universidades vêm se destacando no setor, ainda usado,
em pequena escala, no Brasil. Em outro trabalho científico
intitulado “Aprendendo no Século 21” destacou que a educação a distância
deve ser o único meio para a realização de treinamento nas organizações.
A grande vantagem é o aumento do trabalho interdisciplinar,
possibilitando a integração de experiências de partes distintas de um país
ou do mundo. Chegando-se à nossa região
destacamos o encontro dos coordenadores de educação dos países do
MERCOSUL, que se reuniram em março, em Assunção (Paraguai) para aprovar o
projeto Educação com Eqüidade e estudar os resultados de um Fundo
Educacional no Mercosul, criado em fins de 2002.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de políticas e ações
de reversão do fracasso escolar na educação fundamental e media,
especialmente a repetência e a evasão nos sistemas públicos de ensino dos
seis países que participam do empreendimento. Já no Brasil o maior
destaque foi o anúncio de um novo programa de inclusão digital, a ser
realizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com empresas
privadas. As primeiras escolas
foram escolhidas, sendo previsto que os professores das unidades receberão
treinamento e qualificação por parte de uma grande universidade. Reunidos em Brasília os
dirigentes das instituições federais de ensino superior lançaram
manifesto pela melhoria das condições para as pesquisas e para a implantação
de tecnologias. Ficou o
compromisso de maior intercâmbio de professores no Brasil e no exterior,
para aumentar a qualidade dos cursos e aperfeiçoar os Fundos Setoriais que
são criados com verbas decorrentes de atividades das empresas recém-privatizadas. O Governo do Estado de São
Paulo anunciou a criação da bolsa-universidade, destinada ao custeio de
estudos de alunos carentes nas universidades privadas.
Pelo acordo, o Poder Público paga metade da mensalidade e a instituição
de ensino abre mão do restante do valor.
Na primeira etapa existirão 25 mil favorecidos. Pesquisa levada a efeito por
empresa privada feita junto a universitários mostrou que 94% dos alunos se
mostram favoráveis à realização de projetos sociais. De acordo com o estudo, apesar da vontade de participar
ativamente desses projetos, os estudantes adotam um comportamento passivo,
à espera que alguém lidere a iniciativa e o convite para a mobilização. Objetivando discutir os
grandes temas do setor, o Conselho Nacional de Educação deu partida aos
Encontros Regionais do Fórum Nacional de Educação, cujo objetivo é
discutir propostas para a elaboração de políticas públicas educacionais.
O primeiro evento foi em Salvador, estando previstos outros para Belém
(maio), Goiânia (julho), São Paulo (setembro) e Florianópolis (novembro).
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Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação |
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