Educação em foco

 

Os principais aspectos educacionais que foram notícias em destaque em março e Abril são retratados na presente seção da Atualidades em Educação.

 - março - 

Fevereiro de 2003 foi marcado, no campo da educação, por diversos acontecimentos que mereceram registro em nosso estudo técnico.

Iniciemos pelo cenário internacional, onde o 1º Seminário de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, realizado em Madrid, envolvendo países da União Européia e América Latina objetivou definir um plano de ação para ações concretas que levem novos intercâmbios facilitando a igualdade de nível de ensino entre nações industrializadas e em desenvolvimento. Constou da pauta também análise de necessidade de maior flexibilidade para reconhecimento e revalidação de estudos feitos nas universidades e centros de pós-graduação. O fato lamentável é que o Brasil não compareceu, provavelmente por falta de integração entre o antigo e o novo governo.

Foi anunciado pelos governos brasileiro e cubano a criação de um curso on-line de educação desportiva, para melhoria do nível do ensino de educação física. Durante o ano em curso serão estabelecidos aspectos operacionais, bem como a seleção dos primeiros beneficiários do programa.

A Alemanha foi palco da realização de uma das maiores conferências de tecnologia e informação em educação,sendo apresentado, numa feira paralela, os mais recentes lançamentos de equipamentos e sistemas voltados para instituições educacionais.

Por se falar em tecnologias registra-se também que o Parlamento Europeu definiu meios para aprovar um projeto de educação a distância elaborado pela Comissão Européia a ser implementado nos anos de 2004 a 2006. Foram alocados 36 milhões de Euros para a criação da rede escolar.

A França apresentou resultado de pesquisa onde mostra que 80% dos usuários de educação a distância estão satisfeitos com os métodos adotados pelas instituições daquele país. Isso reforça os argumentos do Poder Público que se deva investir ainda mais no setor que vem atendendo à universalização da educação de qualidade. Aliás a França resolveu ajudar à Índia e Síria na implantação de novos projetos de educação superior a distância e, para tanto, já conta com o fomento do Banco Mundial.

Os aspectos acerca da violência na educação foram objeto de estudos no Encontro Global de Educação pela Paz, realizado na Tailândia.

Por fim, no campo mundial, foi divulgado um ranking dos países que mais investem em tecnologia aplicada à educação. A Finlândia é destacadamente a primeira, seguindo-se Estados Unidos da América, Singapura, Suécia, Islândia, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Taiwan e Alemanha. Já no item quanto à melhores práticas o resultado mostrou que o primeiro lugar está com o Canadá, seguindo-se a Estônia.

Chegando-se ao Brasil vê-se os planos do governo federal são de acréscimo de recursos para o uso de educação superior a distância, como forma de ampliação do número de estudantes nos cursos de 3º grau. Até 2006 são anunciados 500.000 alunos matriculados nas universidades abertas, como proposta mínima. Dentro desse setor a ABRANET (Associação Brasileira de Provedores de Internet) propôs ao Ministério das Comunicações a prestação de serviços gratuitos a 2.486 escolas públicas, distribuidas por 600 cidades, para aumento do uso de tecnologias. O custo previsto é de R$ 203 milhões, em quatro anos do projeto.

A União Européia ofereceu apoio ao Brasil para um intercâmbio mais efetivo na inclusão digital. Os aspectos mais amplos foram traçados em encontro do Ministro da Educação com a Comissão da entidade.

Recife, abrigou, em fevereiro, o Seminário Nacional de Educação Básica, congregando 4.000 professores de todas as capitais brasileiras. Diversos temas foram abordados, sendo o mais relevante o novo Programa de Alfabetização do Governo Federal. Atualmente 12,94% da população adulta ainda é analfabeta e medidas concretas precisam ser tomadas com o apoio da sociedade civil e das entidades de educação.

O assunto foi palco também do Fórum Brasil de Educação, criado pelo Conselho Nacional de Educação. A reunião de instalação do evento foi em Brasília, sendo lançado o movimento de mobilização por uma nova educação básica. Diversos encontros serão realizados, em várias partes do país, para consolidar a integração com os governos estaduais e municipais.

Já que falamos em ampliação dos meios de acesso à educação vale registrar o censo preliminar da educação superior a distância, que registra existirem 84.713 alunos matriculados nos cursos, distribuidos por 33 instituições de ensino, em 60 cursos de graduação e pós-graduação. A UDESC (Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) lidera o quadro, com 14.320 alunos, seguindo-se a Universidade Federal de Lavras (MG) com 8.500 matrículas.

Por derradeira merece registro, a 1ª Reunião Extraordinária do CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), realizado na cidade goiana de Pirenópolis. O tema central – A Escola Ideal – marcou a posição de todos, sendo também aprovado o Plano de Ação para o período de 2003/2004, contemplando as grandes metas do governo federal que são o de alfabetização de 2 milhões de adultos e a transformação do FUNDEF em FUNDEB, com ampliação da área de atendimento para toda a educação básica.

 

 - abril - 

O maior evento internacional ligado à educação aconteceu, em março, na cidade de Paris.  A chamada “Festa da Internet” reuniu representantes do todo o mundo, tendo sido coordenada pelo Ministério da Pesquisa e das Novas Tecnologias da França.  Os mais recentes projetos tecnológicos de inovações, aplicáveis em diversas áreas do conhecimento, marcaram uma grande exposição, onde fabricantes e consumidores movimentaram um grande número de negócios.

Na ocasião houve uma análise acerca da pesquisa realizada por uma empresa multinacional, que mede a audiência na internet.  O trabalho revelou que a população global com acesso à rede, a partir de computadores domésticos, é de 580 milhões de pessoas.

Os avanços nos sistemas têm possibilitado a expansão do e-Learning (treinamento em tempo real).  Há grande interesse das empresas pois reduzem orçamentos e gastos com viagens de funcionários.  Em 2000 o mercado mundial de e-Learning girou US$ 2,2 bilhões;  em 2005 será de US$ 18,5 bilhões.  Um grande número de empresas especializadas em desenvolvimento de recursos humanos e universidades vêm se destacando no setor, ainda usado, em pequena escala, no Brasil.

Em outro trabalho científico intitulado “Aprendendo no Século 21” destacou que a educação a distância deve ser o único meio para a realização de treinamento nas organizações.  A grande vantagem é o aumento do trabalho interdisciplinar, possibilitando a integração de experiências de partes distintas de um país ou do mundo.

Chegando-se à nossa região destacamos o encontro dos coordenadores de educação dos países do MERCOSUL, que se reuniram em março, em Assunção (Paraguai) para aprovar o projeto Educação com Eqüidade e estudar os resultados de um Fundo Educacional no Mercosul, criado em fins de 2002.  O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de políticas e ações de reversão do fracasso escolar na educação fundamental e media, especialmente a repetência e a evasão nos sistemas públicos de ensino dos seis países que participam do empreendimento.

Já no Brasil o maior destaque foi o anúncio de um novo programa de inclusão digital, a ser realizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com empresas privadas.  As primeiras escolas foram escolhidas, sendo previsto que os professores das unidades receberão treinamento e qualificação por parte de uma grande universidade.

Reunidos em Brasília os dirigentes das instituições federais de ensino superior lançaram manifesto pela melhoria das condições para as pesquisas e para a implantação de tecnologias.  Ficou o compromisso de maior intercâmbio de professores no Brasil e no exterior, para aumentar a qualidade dos cursos e aperfeiçoar os Fundos Setoriais que são criados com verbas decorrentes de atividades das empresas recém-privatizadas.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação da bolsa-universidade, destinada ao custeio de estudos de alunos carentes nas universidades privadas.  Pelo acordo, o Poder Público paga metade da mensalidade e a instituição de ensino abre mão do restante do valor.  Na primeira etapa existirão 25 mil favorecidos.

Pesquisa levada a efeito por empresa privada feita junto a universitários mostrou que 94% dos alunos se mostram favoráveis à realização de projetos sociais.  De acordo com o estudo, apesar da vontade de participar ativamente desses projetos, os estudantes adotam um comportamento passivo, à espera que alguém lidere a iniciativa e o convite para a mobilização.

Objetivando discutir os grandes temas do setor, o Conselho Nacional de Educação deu partida aos Encontros Regionais do Fórum Nacional de Educação, cujo objetivo é discutir propostas para a elaboração de políticas públicas educacionais.  O primeiro evento foi em Salvador, estando previstos outros para Belém (maio), Goiânia (julho), São Paulo (setembro) e Florianópolis (novembro).

Por fim, foi proposto pelo Ministro da Educação em março de 2003, uma grande mobilização empresarial pela educação, objetivando adequar a educação às necessidades do mercado de trabalho.

 

 


Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

( 181 ) 05/03

voltar