Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895

ano 16 - nº 3984 - segunda-feira - 25 de abril de 2011

MEC vai mapear mercado e sugerir novos cursos

Para que o Brasil não tenha um apagão de profissionais, o Ministério da Educação (MEC) elabora um plano de metas de expansão do ensino superior até 2050.
O mapeamento completo, que deve ser finalizado no fim do ano, vai elencar as carências por região e áreas de conhecimento. A primeira parte do projeto, voltada às engenharias, deve estar pronta daqui a dois meses.
Além de mapear o mercado, o MEC vai sugerir novos cursos. Segundo o Secretário de Educação Superior é preciso, por exemplo, investir na formação de um profissional que tenha uma visão ecológica-industrial, isto é, que conheça as questões ambientais mas não desconsidere o avanço econômico.

 

(IPAE 113 - 04/11)

 

 

Centenas de pareceres do CNE aguardam homologação

Todos os pareceres do Conselho Nacional de Educação dependem de homologação do ministro da Educação para ter validade.  Pelo menos em tese.

Essa exigência faz com que centenas de pareceres tenham sido aprovados, mas permanecem sem entrar em vigor, eis que não foram homologados.

Há, contudo, a Portaria 1.792, de 6 de novembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 7 de novembro (pag. 9) que delega competência ao Presidente do CNE para dar publicidade aos atos sem conteúdo normativo ou decisório.
Segundo os seus atos de constituição as atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Compete ao Conselho e às Câmaras exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95, emitindo pareceres e decidindo privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.

Considerando sua composição e a competência de seus membros seria de grande utilidade que o Executivo ampliasse os poderes da Portaria e permitisse que os atos fossem validados, independentemente de despachos burocráticos da estrutura do MEC.
 

(IPAE 114 - 04/11)

 

 

Dia Internacional do Livro é comemorado

O Dia Internacional do Livro foi instituído pelo Unesco em 1996. A celebração acontece em cerca de 100 países e mobiliza uma vasta rede de editoras, livreiros, bibliotecários, associações de autores e tradutores. A escolha do dia deve-se ao fato de vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, terem nascido ou morrido em um 23 de abril.

No Brasil a data foi pouco comemorado pelas instituições de ensino, especialmente considerando os diversos feriados que ocorreram na época.
 

(IPAE 115 - 04/11)

 

 

Congresso Nacional reúne para discutir projetos educacionais

As Comissões de Educação do Senado Federal e da Câmara dos Deputados voltam a se reunir durante essa última semana de abril, com sessões ordinárias nas duas Casas Legislativas.

Há dezenas de projetos aguardando inclusão em pauta de votação.

Deverá haver avanços também na Comissão Especial que irá analisar o Plano Nacional de Educação.

Há expectativa de definição pelo Presidente da Câmara quanto ao prosseguimento (ou não) do projeto que trata da Reforma Universitária. 
 

(IPAE 116 - 04/11)

 

 

Novo Centro de Produção Científica do IPAE será criado em maio

Durante o mês de maio de 2011 o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação estará inaugurando o seu novo Centro de Produção Científica.

Será um setor que especializado que possibilitará um aumento significativo das edições eletrônicas, inclusive áudio livros e e-books.

O Centro funcionará no centro da cidade do Rio de Janeiro e contará com a participação de consultores especializados por área do saber.
 

(IPAE 117 - 04/11)

 

 

Faculdade dos EUA cria graduação para desenvolvimento de aplicativos

Uma universidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos criou dois cursos de graduação, de 2 e 4 anos, para jovens que querem criar aplicativos para celular. Segundo Hap Aziz, diretor da escola de Tecnologia e Design da Rasmussen College, 300 mil novos postos de trabalho devem ser criados no setor de desenvolvimento de softwares.

Os estudantes irão estudar a especialidade em aplicativos móveis. Isso vai se tornar uma necessidade permanente pois cada vez mais pessoas passarão a adotar smartphones.
Entre as matérias disponíveis no curso está “desenvolvimento de aplicativos móveis”, “programação de computação gráfica” e "engenharia de mundos virtuais".

Conforme o site "All Things Digital", a graduação começa ainda em abril nos campus da Flórida e de Minnesota. Por enquanto, o currículo do curso é focado no desenvolvimento de programas para o sistema operacional Android e para iPhone.

(IPAE 118 - 04/11)

 

 

Confenen realizará sessão ordinária em 27 de abril de 2011

A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino realizará, em Brasília, no dia 27 de abril, sua sessão ordinária, contando com a participação dos dirigentes das Federações e Sindicatos de estabelecimentos de ensino de todo o Brasil.

Na parte da manhã haverá o encontro das Comissões Técnicas e a tarde, a sessão do Conselho de Representantes.

Informações completas sobre a entidade podem ser obtidas no site www.confenen.com.br

 

(IPAE 119 - 04/11)

 

 

Regras para acesso a livros e periódicos em bibliotecas

As bibliotecas definem as regras que devem ser usadas pelas pessoas interessadas em fazer consultas em livros ou periódicos existentes nos acervos. Uma das praxes é não permitir que os consulentes usem canetas ou marcadores de texto evitando, com isso, que sejam danificados as produções científicas. Também é comum que exista a proibição de entrada com bolsas ou mochilas. Há, quase sempre, armários onde as pessoas guardam previamente os seus objetos, sendo entregue uma chave ao visitante. Em outras situações, existe um funcionário encarregado pela recepção e entrega dos bens trazidos. A biblioteca é responsável civilmente pelo desaparecimento de objetos que sejam trazidos pelos consulentes e que estejam sob sua guarda durante as consultas. A vigilância deva ser ostensiva evitando que desapareçam materiais enquanto estiver havendo a pesquisa no interior da biblioteca.
 

(IPAE 120 - 04/11)

 

 

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4

 
Prezado leitor:  Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em www.ipae.com.br/edicoes_anteriores.htm