Educação em Foco

      

    Durante o mês de outubro de 2004 o principal fato no cenário internacional foi a concessão de reconhecimento público à queniana Wangari Maathal, da 0NG Cinturão Verde, por projeto na área de educação ambiental.   0 Prêmio Nobel da Paz foi concedido tendo em vista o trabalho que vem sendo realizado há 30 anos pela voluntária  que, com sua equipe,  plantou mais de 30 mil árvores no continente africano,  auxiliando a restabelecer o equilíbrio florestal em diversas regiões.

    Na esfera do MERCOSUL o acontecimento mais relevante foi a implantação do 0bservatório da Violência, que acompanha o trabalho de educadores para reduzir os conflitos nas escolas, na Argentina.   A UNESCO é o responsável por esse tipo de ações que já trouxeram benefícios para escolas brasileiras e agora chega a outros países latino-americanos.

    Nacionalmente vários fatos se destacaram a começar pelo resultado das eleições municipais.   Em todas as cidades brasileiras (exceto Brasília que, por ser Distrito Federal tem sistema de administração  diferenciada) houve votação para Prefeitos e Vereadores e nos municípios foram reafirmados compromissos com investimentos e melhoria da educação.   Em janeiro de 2005, após as posses, a sociedade passará a cobrar mais dos recém-eleitos e é certo de que em muitas regiões as mudanças virão para beneficiar a juventude.

    0 governo federal divulgou o Censo Escolar, mostrando que existem atualmente 54,6 milhões de estudantes no ensino básico e 3,9 milhões no superior, chegando, assim, a quase 60 milhões de alunos.   A rede pública atende a 88% dos discentes e a particular, 12%.

    No campo quantitativo estamos bem, entretanto, em termos de qualidade, estamos ainda distante do ideal.   Na esfera dos cursos de mestrado e doutorado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) divulgou a avaliação da pós-graduação stricto sensu feita junto a 2.861 programas.  Apenas 61 atingiram a nota máxima (7) e 136 obtiveram 6.  0s demais ficaram com notas que variaram de 1 a 6.

    0s dados evidenciaram que existem 112 mil alunos matriculados, sendo 72 mil nos mestrados e 40 mil, nos doutorados.

    Valem também registros os trabalhos apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo Federal.  Experimentos elaborados em escolas de ensino médio e superior demostraram que em muitas instituições há grande dedicação por parte de alunos e professores.    Aliás, durante outubro, comemorou-se o Dia do Professor, criado há 177 anos por D. Pedro I.   Docentes foram homenageados, no dia 15 de outubro,  nas 220.000 escolas espalhadas por todas as unidades da federação

    Finalizando convém registrar o cenário das tecnologias educacionais no Brasil.  0 MEC afirmou que em 1.800 cidades há programas de informática educativa, onde  funcionam 338 Núcleos de Tecnologia Educacional, envolvendo de uma forma direta cerca de 4.600 escolas públicas, onde laboratórios capacitam docentes e alunos.   0 assunto foi também debatido no 32º Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional, promovido, no Rio de Janeiro, pela ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.


 

Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação ( 098) 10/2004