Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 14 - nº 3538 - sexta-feira - 26 de junho de 2009

ProUni adia divulgação da lista de segunda chamada para 30 de junho

A mudança de datas foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (25), A divulgação estava marcada o dia 29, mas a convocação de pré-selecionados em segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos)  foi adiada para 30 de junho.
O processo seletivo para o segundo semestre de 2009 teve mais de 212 mil inscritos e ofereceu 91.227 bolsas de estudos. As instituições de ensino que oferecem o benefício têm até hoje (26) para inserir os dados dos convocados na 1ª chamada no sistema do Prouni, o Sisprouni.
Neste ano serão feitas duas etapas, a 1ª já passou e a 2ª, que será voltada a candidatos novos ou que ficaram fora da primeira, e as inscrições podem ser feitas no período de 20 a 24 de julho. Esta fase também terá duas chamadas e o processo termina em 14 de agosto.

(IPAE 145 - 06/09)
 

 

Divulgadas diretrizes para cursos avaliados no ENADE 2009

Foram divulgadas no Diário Oficial da União dessa quinta-feira as Portarias de nºs 122 a 143, editadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que estabelecem as diretrizes para a realização do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os 22 cursos avaliados. 
Devem fazer o exame os alunos matriculados nos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Institucionais, Secretariado Executivo, Teatro, Tecnologia em Design da Moda, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Turismo e Turismo.
Há uma portaria para cada curso, definindo os critérios específicos e itens pontuais que deverão ser observados.

(IPAE 146 - 06/09)
 

 

Prorrogado prazo para a escolha do livro didático

 

O prazo para que professores e diretores de escolas públicas escolham as obras que serão usadas pelos alunos no período de 2010 a 2012 foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A data limite era 28 de junho, mas em função do grande número de acessos o período foi estendido até 2 de julho, próxima quinta-feira.
A escolha deve ser feita pelo site do FNDE. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) vai oferecer publicações para estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede pública. Para orientar a escolha, o fundo elaborou o Guia do PNLD 2010 que traz um resumo de todos os livros didáticos disponíveis. O material foi enviado às escolas e também está disponível na internet. As intituições que não registrarem suas opções receberão os livros mais pedidos no município.

(IPAE 147 - 06/09)
 

 

Unigranrio chega aos 39 anos com grande reconhecimento

 

A Unigranrio comemorou seus 39 anos de atividades educacionais em cerimônia realizada nesta última segunda-feira (22), em seu auditório, no campus I.
Nas recentes comemorações do 39º Aniversário da Unigranrio, os participantes receberam a Chanceler Nilza Cordeiro Herdy, que após o término da solenidade, junto a algumas pessoas do evento se dirigiu a um dos locais de plantio dessa Universidade, plantou uma muda de árvore e inaugurou o sistema de identificação biológico (Nome científico, comum e taxionomia) dos exemplares arbóreos já plantados, como símbolo do trabalho edificado por aqueles que passaram e ainda passarão por esse Campus.

(IPAE  148 - 06/09)


 

ABMES realiza seminário na próxima semana

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza no próximo dia 30 de junho o Seminário "Duração da hora-aula e o prazo mínimo de integralização dos cursos de graduação: melhoria, retrocesso ou reserva de mercado?"
Os subtemas abordados durante o evento serão: Conceito de hora-aula, teóricas e práticas; duração da hora-aula; Prazos mínimos de integralização de cursos de nível superior; As possibilidades de Integralização de curso em prazo mínimo inferior ao estabelecido pela instituição; entre outros.
Serão expositores Paulo Monteiro Barone, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação; Édson Nunes, do Conselho Nacional de Educação; Antonio Carbonari Netto, diretor técnico da Associação Brasileiro de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
As inscrições, que custam R$ 150, para associados, e R$ 250, não-associados, terminam nesta sexta-feira. Outras informações na página www.abmes.org.br.

(IPAE 149 - 06/09)


 

Educação ganha espaço em fórum internacional de software livre

Com mais de oito mil participantes e trezentas atividades paralelas, o maior evento de tecnologia do país, o 10º Fórum Internacional do Software Livre, realizado em Porto Alegre (RS), abre um espaço expressivo para a educação.
A edição deste ano conta com a participação ativa do Ministério da Educação, palestras e estandes que visam à inclusão social e a democratização do acesso ao ensino e à tecnologia. Desta quarta-feira, 24, a sábado, 27, profissionais das duas áreas terão a oportunidade de conhecer alguns dos maiores programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), como o Linux Educacional e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
O ProInfo chega hoje a 25 mil escolas urbanas e nove mil rurais. Durante o fórum, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o equipamento distribuído para escolas públicas de todo o Brasil. Com o novo sistema, até quatro terminais podem ficar ligados a uma única máquina no ProInfo Rural e duas no ProInfo Urbano.
Durante o evento haverá palestras sobre o desenvolvimento de ferramentas educacionais, migração de software proprietário para software livre, educação a distância e soluções de tecnologia livre do MEC e do ProInfo. A programação pode ser consultada na página eletrônica do fórum: http://fisl.softwarelivre.org/10/papers/pub/

(IPAE 150 - 06/09)
 

 

 

Projeto prevê treinamento de professores para primeiros socorros

Câmara analisa o Projeto de Lei 4878/09, do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), que obriga estabelecimentos de ensino a disponibilizar equipamentos e materiais de primeiros socorros. Além disso, o deputado propôs que os professores e servidores sejam treinados uma vez por ano para prestar socorro nas ocorrências mais comuns e para o encaminhamento das vítimas ao hospital mais próximo.
Para Ilderlei Cordeiro, a quase universalização do ensino no País teve como consequência o aumento da ocorrência de acidentes e da manifestação de doenças no ambiente das creches, escolas e universidades. Ele lembra também que a violência urbana chegou às escolas.
Com isso, aumenta sensivelmente a responsabilidade do Poder Público e da iniciativa privada perante a integridade física dos alunos, professores e servidores de modo geral. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(IPAE 151 - 06/09)

 

 Representante da Secretaria de Direitos Humanos defende cota em universidade para pessoa com deficiência

A coordenadora Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, disse que as pessoas com deficiência não precisam de cotas para freqüentar o ensino fundamental e médio, mas sim para cursarem o ensino superior e cursos de capacitação.
A representante do órgão de assessoria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República participou de audiência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que debate projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que visa aperfeiçoar as normas de proteção para as pessoas com deficiência.
Segundo Izabel Maria, o projeto tem méritos, mas apresenta lacuna ao deixar para as empresas a decisão de capacitar as pessoas com deficiência. Segundo ela, se essas empresas até hoje não se adaptaram para receber essas pessoas, não o farão se a questão ficar aberta. Por isso, ela defende a obrigatoriedade de as empresas fornecerem treinamento aos seus empregados portadores de deficiência.

(IPAE 152 - 06/09)


EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4