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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 14
- nº 3509 - sexta-feira - 15 de maio de 2009
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A
partir de 2010 Enem será obrigatório na rede pública
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O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passará a ser
obrigatório a todos os alunos do ensino médio público a partir
de 2010. A decisão foi tomada na manhã de ontem (14), em reunião
do MEC, em reunião com o Consed (Conselho Nacional de
Secretários de Educação).
De acordo com o MEC, a prova poderá servir para certificar os
cursos. A proposta de estender o exame a todos os estudantes foi
levada pela presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra.
Assim, os Estados que integram o órgão tendem a adotar a medida.
Logo que aprovou a proposta, o ministro da Educação, Fernando
Haddad pediu um estudo de logística para garantir o acesso dos
alunos aos locais de prova em todo o território nacional.
Segundo o ministro, o novo Enem não pode ser aplicado em sala de
aula, pois mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a
prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige
cuidados maiores com a segurança.
O Consed entende que o novo formato da prova vai permitir a
reestruturação do ensino médio e que, com isso, o currículo
dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos
de acesso à educação superior, não o contrário, como ocorre
hoje.
(IPAE 73 - 05/09)
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MEC divulga matriz com
conteúdos que serão cobrados pelo Enem
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O Ministério da Educação já disponibilizou em seu site a
matriz da prova do novo Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem). O documento, que vai orientar o Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
na elaboração da prova, traz também a lista dos conteúdos
que serão cobrados.
Todos os estudantes e professores que se interessarem podem
acessar o material para conhecer mais sobre o novo formato
do exame que irá substituir o vestibular tradicional em
parte das universidades federais. A matriz está organizada a
partir de quatro áreas do conhecimento: linguagem, ciências
da natureza, ciências humanas e matemática. A prova será
formada por 50 questões de múltipla escolha para cada uma
dessas áreas, além de uma redação.
Criado para substituir o vestibular nas universidades
federais, o novo Enem terá pelo menos duas edições por ano.
De acordo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a ideia é
se adaptar ao calendário das universidades, pois algumas
fazem mais de um vestibular por ano. A prova, em 2009,
ocorrerá em outubro; a primeira de 2010, em março ou abril.
Até agora, 21 das 55 universidades federais anunciaram que
vão aderir ao exame como única forma de seleção; sete não
vão usar a prova neste ano.
O ministério tem dois objetivos com a mudança: unificar a
seleção de calouros para as federais e reestruturar o
currículo do ensino médio. O governo federal também entende
que o modelo atual, em que cada universidade tem o seu
vestibular, prejudica os estudantes com menor renda, que
precisam se deslocar para diversas cidades.
Serão dois dias de prova. As notas do Enem não terão
validade limitada, já que o nível de dificuldade será sempre
o mesmo. Um aluno pode, por exemplo, usar a nota de 2009 em
uma seleção de 2011. A ideia é que o novo Enem mantenha a
maneira como as perguntas hoje são formuladas, privilegiando
a capacidade de raciocínio em detrimento da memorização. A
prova deverá ainda exigir um pouco mais de conteúdo
informativo, mas sem decoreba.
A prova do novo Enem está marcada para os dias 3 e 4 de
outubro. Um simulado será divulgado pelo MEC nas próximas
semanas. No exame, as 200 questões terão diferentes níveis
de dificuldade. As mais complexas são fundamentais para
permitir uma melhor seleção de alunos em carreiras mais
concorridas, como medicina.
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Pesquisa aponta que
jovens da periferia gastam mais em aparência do que em educação |
Pesquisa realizada na USP
(Universidade de São Paulo) constata que os jovens da periferia preferem
gastar seu dinheiro com a aparência a investi-lo em educação ou saúde, por
exemplo. Segundo o estudo, essa é uma forma que esses adolescentes
encontraram para fugir dos preconceitos e serem aceitos por seu grupo social
e pela sociedade.
O jovem da periferia, segundo o estudo, geralmente não tem emprego formal: a
maioria faz bicos eventuais em atividades ilegais, diferente do jovem de
classe média e alta, que não tem grande dificuldade para conseguir trabalho
e estágios.
Ignora-se a vitimização desses jovens, que é muito maior do que a encontrada
em outros setores da sociedade. Assim, o consumo ligado à aparência traz
resultados mais rápidos do que gastos com segurança, saúde ou educação, que
trazem resultados "muito distantes". A tentativa de mudar a aparência é um
meio de fugir desse estigma negativo que existe em relação ao jovem da
periferia. Ao invés de construir uma formação, o adolescente tenta aparentar
algo que a sociedade aceita e valoriza. Esse jovem é frágil e tem
necessidade de reconhecimento e aceitação, que se dá pelo que ele tem
materialmente, pois todos vivem numa sociedade de consumo.
(IPAE 075 - 05/09)
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Gripe provoca adiamento da Confintea VI |
A Sexta Conferência Internacional de
Educação de Adultos (Confintea VI), que seria realizada em Belém do
Pará no período de 19 a 22 de maio, foi adiada em razão da propagação
mundial do vírus H1N1, mais conhecido como a gripe suína. Segundo
informações da UNESCO e do Ministério da Educação, a realização da
Confintea VI será no Brasil, ainda este ano.
O tema principal do evento é Vivendo e aprendendo para um futuro
viável: o poder da aprendizagem e da educação de adultos, e tem como
um de seus objetivos impulsionar o reconhecimento da educação e
aprendizagem de adultos como elemento importante e fator que contribui
com a aprendizagem ao longo da vida, sendo a alfabetização o alicerce.
O Confintea VI foi antecedido por conferências preparatórias. No
Brasil, forma realizados 27 encontros estaduais, 5 regionais e um
nacional, em maio. O evento contou com a presença de governos
estaduais, municipais e federal, delegados de segmentos
diversificados, além de educadores, alunos e movimentos sociais.
A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos está sendo
organizada pelo instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao longo da
Vida (UILL), que é o centro especializado da Organização em
aprendizagem de adultos, educação não-formal e aprendizagem ao longo
da vida.
Mais informações no site
http://www.unesco.org/pt/confinteavi/
(IPAE 076 - 05/09)
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Curso
do Sinepe/PR ensina a elaborar projeto político pedagógico |
Diretores e coordenadores de ensino infantil,
fundamental e médio terão a oportunidade de adquirir mais
conhecimento sobre
projeto político pedagógico através do curso
Projeto Político Pedagógico e sua
Elaboração, oferecido pelo Sindicato dos Estabelecimentos
Particulares de Ensino do Estado do Paraná.
O curso, ministrado pela
especialista em Gerenciamento e
Administração Educacional,e em Legislação de Ensino,
Fátima Chueire Hollanda,
abordará os aspectos
a serem considerados para a elaboração da Proposta Pedagógica e do
Regimento Escolar.
O evento acontecerá no dia 3 de junho, das 9h às 12h, no
Plenário do
Sinepe/PR, em Curitiba.
Instituições de ensino não associadas pagam
R$ 50,00. Para associadas é gratuito.
Outras informações pelo telefone
(41) 3078-6933 ou pelo e-mail:
cursos@sinepepr.org.br.
(IPAE 077 - 05/09)
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Dificuldades de aprendizagem são foco de congresso internacional |
A Conexa Eventos realiza neste fim de semana, dias
16 e 17, em Bel Horizonte, Minas Gerais, o II Congresso Internacional de
Transtornos e dificuldades de Aprendizagem, que tem como tema A
Aprendizagem sob o olhar da Neurociência e da Psicopedagogia.
O evento trabalhará com temáticas como A interferência da indisciplina nos
transtornos de aprendizagem; Problemas de comportamento e problemas de
aprendizagem; Lidando com crianças com síndorme de down; Neurociências e
aprendizagem.
Entre os participantes estão Abram Topczewski, Neurologista; Antônio
Pamplona, Psicólogo; Egídio Romanelli – PR – Neuropsicólogo Fábio
Barbirato, Psiquiatra; Fátima Alves, Fonoaudióloga; Geraldo Peçanha,
Pedagogo;
Joe Garcia, matemático.
Mais informações na página eletrônica
http://www.conexaeventos.com.br/transtornos_dificuldades.asp
(IPAE
078 - 05/09)
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CEC da Câmara se reúne para debater implantação de
institutos federais |
Na próxima terça-feira, dia 19, a Comissão
de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados promove audiência
pública para debater o tema Implantação dos Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia.
O requerimento para a realização da audiência foi feito pela deputada
Maria do Rosário. Para participar do encontro forma convidados o
Ministro da Educação, FERNANDO HADDAD, e o reitor do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Paulo César Pereira.
(IPAE 079 -
05/09)
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Indicação ao Prêmio Darcy Ribeiro termina no dia 30 |
Instituído pela Resolução nº 30, de 1998 e
regulamentado pelo Ato da Mesa nº 31 de 2000, o Prêmio Darcy Ribeiro de
Educação chega em 2009 a sua 10ª edição, premiando três pessoas ou
entidades que tiveram trabalhos de destaque na promoção e defesa da
Educação no Brasil.
A indicação dos nomes dos candidatos ao prêmio, que deve ser feita por
membros do Congresso Nacional, encerra seu prazo no próximo dia 30 de
maio. Os concorrentes terão seu trabalho avaliado tendo como base
critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas
desenvolvidas.
O prêmio será entregue aos agraciados no dia 26 de outubro, que receberão
menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.
(IPAE 080 -
05/09)
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EXPEDIENTE |
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- Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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