Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2997 - quinta-feira 19 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Semana de Educação para Todos 2007 será de 23 a 29 de abril

Organizada pela UNESCO a campanha anual da Semana de Ação Global para a Educação para Todos, começa semana que vem. No Brasil, esta campanha é conhecida como Semana de Educação para Todos, cujo tema em 2007 é “Educação como um direito humano” e acontecerá de 23 a 29 de abril de 2007.
A Semana de Educação para Todos no Brasil será marcada por uma série de eventos e ações de comunicação que têm o objetivo de mobilizar os diversos setores da sociedade para a importância da promoção de uma educação de qualidade como um direito de todos.
A Semana de Ação Global é organizada pela Campanha Global para a Educação, a qual é parceira da UNESCO. Mais informações www.unesco.org.br

(IPAEduc 073-04/07)
 

Universidade realiza palestra para debater ações no ensino superior

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro realizará no dia 25 de abril, a palestra com o tema “Políticas de ação afirmativas no ensino superior: avaliação e perspectivas “. No debate estará presente o reitor da Uerj, Nival Nunes de Almeida, o secretário da Educação do Estado do Rio de Janeiro, Nelson Maculan, e estudiosos no assunto. O evento será na própria instituição no campus maracanã.

(IPAEduc 074-04/07)


Projeto “índios Online” possibilita comunicação entre índios no Nordeste

Criado há três anos, o projeto “Índios Online”, da ONG Thydewas, formada por índios e não índios, vem possibilitando a comunicação entre índios através da Internet.
O projeto disponibilizou computadores conectados via satélite nas aldeias, onde os índios tem a chance não só de navegar na Internet, mas também de trocar experiência através de Chat. Através do portal os índios também participam de oficinas de cidadania, desenvolvimento e sustentabilidade.

(IPAEduc 075-04/07)
 

Brasileiros investem em estudos na Rússia

Um grupo de brasileiros embarca rumo á Rússia para estudar em instituições de ensino superior do país.
Os estudantes foram selecionados através do programa Aliança Russa de ensino superior, entidade representante das universidades russas na América Latina.
Os brasileiros assim que desembarcarem iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória com duração de um ano e meio, onde se aprende o idioma. Entre as instituições que receberão os estudantes está a Academia Médica Sechenov em Moscou, umas das melhores do mundo na área médica.
Informações através do site www.universidades-russia.com.br

 (IPAEduc 076-04/070


Orientação técnica - A importância de conhecer o uso das tecnologias nas escolas

Existe uma posição unânime que todas as escolas devem usar tecnologia para que os ensino seja considerado moderno.
Mas, até que nível isso é uma verdade absoluta?
As escolas precisam saber exatamente como usar a tecnologia nos sistemas de ensino.  Muitas das vezes um descompasso entre a necessidade e a possibilidade traz desperdícios e frustrações.
É aconselhável que exista um diagnóstico para auxiliar o processo de tomada de decisões. Esse trabalho pode ser feito pela equipe interna, contudo os mais eficientes resultados acontecem quando uma consultoria externa verifica de uma maneira menos emocional os sistemas utilizados e o que deve ser atingido.
Por fim deve também ser sentido qual é a expectativa dos usuários (alunos, de forma direta e famílias, indiretamente) e dos professores e membros das equipes técnico-administrativa.
 

(IPAEduc 077-04/07)


Direitos na educação -Liberdade de acesso para pais e responsáveis

Os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas públicas ou particulares não têm o direito de acesso livre aos locais de atividades educacionais. Apesar do assunto sofrer freqüentemente questionamentos as normas de cada escola é que fixam os direitos e deveres internos, não podendo a direção ser compelida a mostrar os ambientes físicos onde os alunos desenvolvem seus trabalhos.
A restrição acontece normalmente nos períodos de aula e têm sua justificativa pelo fato de prejudicar o processo educativo.

(IPAEduc 078-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4