CAPES realiza treinamento para o Portal de
Periódicos
Começou
nesta terça-feira, 17, o primeiro treinamento deste ano para o Portal
de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior .Mais três cursos estão previstos até o final de 2007, sempre
com o objetivo de capacitar usuários, a fim de que possam fazer buscas
e explorar melhor o conteúdo e os recursos disponíveis no Portal de
Periódicos.
Participam do treinamento 136 pessoas, entre professores, estudantes,
pesquisadores, servidores e bibliotecários de instituições de ensino
superior e de pesquisa de todo o país. “É importante oferecer os
cursos de treinamento, de forma contínua, porque as bases de dados
estão sempre se reformulando e se aperfeiçoando e exigindo novas
habilidades por parte dos usuários”, explica a coordenadora de Acesso
à Informação da Capes, Elenara Edler de Almeida. Ela destaca o fato de
que, a cada ano, há uma renovação no grupo de pessoas beneficiadas com
a utilização dessa ferramenta.
O Portal atende 188 universidades e institutos de pesquisa com
programas de pós-graduação recomendados pelo Ministério da Educação.
Mais informações sobre os próximos treinamentos poderão ser obtidas
pelos telefones (61) 2104-8857 e 2104-8784.
(IPAEduc 067-04/07)
Pesquisa revela que professores sofrem de estresse ocupacional
Uma dissertação de mestrado defendida pela pesquisadora da UERJ Gisele
Levy, acaba de mostrar que professores estão sofrendo da Síndrome de
Burnout, uma doença de estresse ocupacional que atinge pessoas que
adotaram profissões assistenciais.
O estudo ainda mostra que 70% dos
professores da rede municipal de ensino estão com os sinais da doença.
A pesquisadora afirma que a doença atinge profissionais que de uma
maneira se entregam ao trabalhado, lidam com afeto, os sintomas são a
exaustão emocional, a falta de realização pessoal e despersonalização.
As causas do distúrbio que está atingindo a professores são a falta de
infra-estrutura, falta de incentivos e gratificações e principalmente
a violência.
(IPAEduc 068-04/07)
Brasil reafirma cooperação educacional com o Paraguai
O Brasil assinou na quinta-feira,12, um programa de cooperação
educacional com o Paraguai, o objetivo do tratado é assegurar a
continuidade de cooperação entre os dois países. Segundo o chefe da
Assessoria Internacional do MEC, Alessandro Candeas, o programa
inaugura uma etapa na educação dos dois países, além de ser um marco
histórico, por ter sido o primeiro documento oficial assinado pelo
Brasil na língua guarani, além do português e espanhol. Candeas
também acredita que a missão serviu para intensificar a relação
entre os dois países. “Tendo em vista a agenda de cooperação já
existente no âmbito do Mercosul, um dos objetivos da missão foi
aprofundar, no plano bilateral, muitas das atividades desenvolvidas
no plano regional”, explica.
(IPAEduc 069-04/07)
CIEE realiza seminário sobre educação
O Centro de Integração Empresa Escola realiza nesta quinta-feira,
19, o seminário de educação com o tema “Inventário da educação
brasileira e recomendações para o seu aperfeiçoamento”. Serão
palestrantes no evento o presidente do CIEE, Paulo Nathanael Pereira
de Souza, Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras e
Antenor Leal, presidente do conselho de administração do CIEE/RJ.
Durante o evento serão distribuídos gratuitamente cópias do livro
“Educação, estágio e trabalho”.
O seminário faz arte de uma série de debates iniciado em março em
São Paulo, os próximos serão em Brasília, Salvador, Fortaleza e
Manaus. Informações no site
www.ciee.org.br
(IPAEduc 070-04/070
Orientação técnica -
Avaliação comportamental dos
trabalhadores em estabelecimentos de ensino
O noticiário policial, tanto no
Brasil, como no exterior, mostra com certa regularidade crimes
cometidos por pessoas que atuam em escolas contra dirigentes,
professores e, especialmente alunos menores.
0s delitos são os mais
variados, desde assédio sexual, furtos, venda de entorpecentes até
seqüestros.
Uma das causas principais dessa ocorrência vem do fato
que, normalmente, nos processos de admissão dos empregados são
analisados os títulos, currículos, experiência e outros elementos
objetivos quanto à formação profissional, contudo não são feitos
exames apropriados quanto aos princípios comportamentais.
0s ilícitos
são também cometidos por prestadores de serviços de empresas
terceirizadas cuja, seleção, foge do controle da direção da
escola.Desta forma orienta-se que é indispensável a existência de
mecanismos que vejam de forma correta se o candidato tem condições
de vir a atuar junto à comunidade educacional.
(IPAEduc 071-04/07)
Direitos
na educação -
Acessibilidade das informações nos
sites
A legislação brasileira assegura que
os portadores de deficiência tenham acesso às informações.
No âmbito das escolas públicas ou particulares é necessário que
existam mecanismos que permitam que os deficientes tanto auditivos
como visuais consigam saber dados sobre as instituições e cursos
oferecidos.
Apesar de já existirem mecanismos de criação dos chamados sites
acessíveis muitas organizações educativas não disponibilizam os
mecanismos adequados, ficando caracterizada uma infração à lei e
disposições complementares que regem o assunto.
0s prejudicados podem requerer a adoção de medidas corretivas ou até
mesmo ingressarem com ações de indenização por danos decorrentes do
constrangimento ilegal.
(IPAEduc
072-04/07)
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