Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2990 - terça-feira 10 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Conselho Nacional de Educação libera súmula de seus pareceres aprovados em março

O Conselho Nacional de Educação liberou a súmula dos pareceres aprovados em sua sessão plenária realizada nos dias 28 e 29 de março.
Existiram pareceres apenas da Câmara de Educação Superior, eis que a Câmara Básica estava em visita à escolas indígenas, no Amazonas. Foram editados os pareceres nºs 68 a 94.
A íntegra das decisões encontra-se publicada no Diário Oficial da União, seção I, de 9 de abril, podendo ser acessado pelo site www.in.gov.br

(IPAEduc 031-04/07)


Pesquisa Nacional aponta para 2,4 milhões de jovens analfabetos no Brasil

Última pesquisa feita pela Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgados nesta segunda-feira, mostra que no Brasil existem 2,4 milhões de analfabetos. Dos mais de 15 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, 15 % têm menos de 30 anos. Dados do Pnad 2005 mostram que o analfabetismo atinge 578 mil crianças de 10 a 14 anos, são crianças que podem ter freqüentado a escola, sem aprender a ler e escrever, ou seja o Brasil tinha em 2005, 741 mil crianças e jovens fora das escolas.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, laçará nos próximos dias o Programa Brasil Alfabetizado, a inovação será na contratação de professores para ministrar aulas no lugar de alfabetizadores, que receberão treinamento especifico para ensinar a ler e a escrever.
 

(IPAEduc 032-04/07)


8ª Conferência Internacional na Internet para Estudantes será em maio

Durará 24 horas a 8ª Conferência Internacional na Internet para Estudantes, o evento é um projeto da UNESCO em conjunto com Associações de Escolas e Projeto Báltico para Educação. Estarão online durante 24 horas no dia 9 de maio, cerca de mil estudantes e educadores de todo o mundo para debater e trocar informações sobre temas relacionadas a educação.
 Mais informações
: info@agenda21now.org

(IPAEduc 033-04/07)
 

Representante da UNESCO no Brasil  lamenta violência contra estudantes africanos na UnB

Em nota divulgada pelo site da Universidade de Brasília (UnB), o Representante Interino da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, lamentou a violência sofrida por estudantes negros africanos, que tiveram seus alojamentos incendiados na semana passada.

A íntegra da nota é a seguinte:
"A UNESCO lamenta o episódio ocorrido na Universidade de Brasília (UnB), no dia 28 de março de 2007, no qual estudantes negros africanos tiveram incendiadas as portas de suas moradias. O fato é profundamente preocupante e indica a urgência de uma educação voltada para o respeito à diversidade e a compreensão mútua das diferentes culturas. Sob esse aspecto a universidade não pode abrir mão de uma de suas mais elevadas missões, que é a de formar mentes verdadeiramente democráticas e éticas, consolidando-se como um espaço privilegiado de não-violência e de construção de uma cultura de paz. Nessa linha de pensamento a UNESCO tem procurado convergir, em escala mundial, o melhor de seus esforços no sentido de construir sociedades onde atos dessa natureza não mais se repitam".

(IPAEduc 034-04/07)
 

Orientação técnica - Adaptação dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia e Normal Superior

O Ministério da Educação baixou ato, por meio de seu Diretor do Departamento de Supervisão do Ensino Superior, determinando que todas as instituições que possuam cursos de  Pedagogia e Normal Superior façam adaptação de seus projetos pedagógicos ao constante nas Diretrizes Curriculares constantes da Resolução nº 1, de 2006, do Conselho Pleno. O novo projeto deverá ser aprovado pelo colegiado superior de cada instituição e a nova estrutura curricular publicada em Diário Oficial da União.

(IPAEduc 035-04/07)


Direitos na educação - O uso dos laboratórios

Todos os colégios de educação básica e instituições de ensino superior incentivam o uso dos laboratórios existentes no interior das suas instalações físicas.
A grande questão é quanto à maior ou menor intensidade.
Em determinados laboratórios há substâncias químicas e outros equipamentos que podem causar danos físicos aos alunos e, por isso, sempre deve haver a supervisão de algum profissional conhecedor do assunto.
A unidade de ensino tem o dever de exercer a chamada "vigilância" e pode limitar o tempo das pesquisas e experimentos. Deve existir, contudo, meios de não inibir a capacidade criadora dos alunos, procurando um ponto de equilíbrio entre o desejável e o possível.

(IPAEduc 036-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4