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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação |
Plano de Desenvolvimento da Educação permanece sendo ainda uma incógnita no meio educacional
O Plano de
Desenvolvimento da Educação foi lançado há quase um mês em grande
estilo e com pompa "republicana". Objetivou servir como mecanismo de
sustentabilidade do Ministro Fernando Haddad à frente do MEC. (IPAEduc 025-04/07)
A
Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à
Educação dos Afro-Brasileiros, reuniu-se no Conselho Nacional de
Educação, para debater temas relacionados à elaboração,
acompanhamento, análise e avaliação de políticas públicas educacionais
voltada para o cumprimento da lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003,
que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira
e africana. (IPAEduc 026-04/07)
O Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica aponta que em todo o Brasil
apenas 200 municípios alcançaram a nota 5, afirmou o ministro da
Educação, Fernando Haddad. Ainda segundo Haddad, esses colégios
estão perto de atingir a média nacional prevista para 2021, a
nota 6. (IPAEduc 027-04/07)
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira, 12 de abril, em Brasília, audiência pública com o tema “ Os Desencontros do Ensino Brasileiro”. No debate estará presente como convidado, o Prof. Cláudio de Moura Castro. Mais informações e a pauta completa no site www.camara.gov.br (IPAEduc 028-04/07)
Orientação técnica -
Existe uma
posição unânime que todas as escolas devem usar tecnologia para
que os ensino seja considerado moderno.
As escolas públicas e particulares não são obrigadas a seguirem as Diretrizes Curriculares Nacionais aplicáveis aos cursos de graduação superior. Como afirma o nome os documentos elaborados por equipes técnicas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e homologadas pelo Ministro da Educação as orientações são meras “diretrizes”. Servem para orientação mas não há uma coerção para que sejam adotadas. Antes da vigência da atual LDB existiam os Currículos Mínimos com definição das disciplinas e cargas horárias que teriam que ser cumpridas integralmente pelas universidades e faculdades. Com as mudanças da lei agora as instituições de ensino é que definem os projetos pedagógicos e neles inserem as disciplinas, matérias e fixam as cargas horárias e conteúdos que são ministrados pelos professores.
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