Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2988 - quinta-feira 05 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Educação em mil municípios será avaliada pelo MEC

Cerca de mil municípios serão avaliados pelo MEC. Consultores selecionados pelo Ministério da Educação realizarão um diagnóstico da situação educacional de cada cidade.
A escolha dos municípios será com base em avaliações norteadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A criação do indicador faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e terá a finalidade de medir a qualidade da educação básica em cada município, numa escala de 0 a 10.
O objetivo da pesquisa é atender com prioridade àqueles municípios que hoje se encontram em situação crítica e oferecer apoio técnico-financeiro aos sistemas de ensino mais debilitados. 
Os consultores também deverão prestar assistência técnica a estados e municípios — com vistas à implantação dos planos elaborados — além de verificar os resultados alcançados.
Mais informações www.mec.gov.br.

(IPAEduc 019-04/07)


INEP divulga orientação sobre o censo do ensino superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio do Ofício Circular nº 484/2007, de 19 de março, comunicou aos Dirigentes das Instituições de Nível Superior, o lançamento do censo da educação superior, cujo questionário eletrônico deverá ser preenchido por todas as entidades que possuem pelo menos um curso com data de início de funcionamento até 31 de outubro de 2006. O questionário eletrônico estará  disponível até 15 de junho no site : www.ensinosuperior.inep.gov.br.
Antes de acessá-lo a IES deverá estar com seus dados institucionais e de seus cursos atualizados.
O sistema para preenchimento do questionário é auto-explicativo e possui botões de ajuda em todos os quadros a serem preenchidos além do Manual de Preenchimento ( Roteiro) que pode ser baixado pela internet.
O acesso e validação do cadastro é feito por senha que é de uso exclusivo do pesquisador institucional indicado pelo Dirigente para ser o interlocutor com o INEP e também o responsável pelo conjunto de dados da instituição.
Mais informações no DOU de 11 de janeiro de 2005, seção I, no site www.in.gov.br

(IPAEduc 020-04/07)


Formar cidadãos será proposta em debate no V Congresso Internacional de Educação

O V Congresso Internacional de Educação será realizado nos dias 11 de abril em São Paulo e 2 de maio no Rio de Janeiro. A principal proposta do congresso é refletir sobre o papel da escola na propagação de valores e na formação de cidadãos para uma convivência social e solidária.
O evento promovido pela Fundação Santillana e pela Editora Moderna receberá cerca de 13 mil profissionais da educação para debater sobre o tema central do congresso, “ Uma escola para cidadãos”.
O congresso é anual, e este ano conta com o apoio das secretarias da educação dos governos estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a  Educação, a Ciência e a Cultura, da Unesco, Paramount e das editoras Salamandra e Objetiva.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site
www.congressomoderna.com.br

(IPAEduc 021-04/07)


IPAE divulga eventos educacionais para o mês de abril

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação divulgou em seu site, uma série de eventos educacionais para o mês de abril. Os eventos são dirigidos aos profissionais da área educacional, estudiosos em educação e demais interessados, a seguir as datas e os eventos relacionados:
Dia 11 - Painel da Educação Superior com o tema “Educação a Distância nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação”.
Dia 16 de abril - Seminário de Administração da Educação com o tema “Modernização das Secretarias Escolares”.
Dia 19 – Seminário Técnico com o tema “As Novas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio”.
Dia 20 - Fórum de Direito Educacional com o tema “Direito do Consumidor Aplicável nas Relações entre Alunos e Escolas Particulares”.
Dia 24 - Fórum Permanente da Educação com o tema “Tecnologias Aplicáveis às Instituições de ensino Superior”. Encerrando assim o ciclo de palestras do mês. Informações e inscrições através do email ipae@ipae.com.br e www.ipae.com.br

(IPAEduc 022-04/07)
 

Orientação técnica - Avaliação comportamental dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino

O noticiário policial, tanto no Brasil, como no exterior, mostra com certa regularidade crimes cometidos por pessoas que atuam em escolas contra dirigentes, professores e, especialmente alunos menores.
0s delitos são os mais variados, desde assédio sexual, furtos, venda de entorpecentes até seqüestros.Uma das causas principais dessa ocorrência vem do fato que, normalmente, nos processos de admissão dos empregados são analisados os títulos, currículos, experiência e outros elementos objetivos quanto à formação profissional, contudo não são feitos exames apropriados quanto aos princípios comportamentais.
0s ilícitos são também cometidos por prestadores de serviços de empresas terceirizadas cuja, seleção, foge do controle da direção da escola.Desta forma orienta-se que é indispensável a existência de mecanismos que vejam de forma correta se o candidato tem condições de vir a atuar junto à comunidade educacional.

(IPAEduc 023-04/07)


Direitos na educação - Aprendizado insuficiente por falta de eficiência das escolas

O aluno matriculado em escola pública ou privada tem direito a um ensino de qualidade. Ocorrendo dificuldades operacionais dos estabelecimentos de ensino, como longas greves dos professores ou funcionários, falta de condições de trabalho para os docentes (carência de materiais, equipamentos, etc.) bem outras razões de natureza diversa, os prejudicados podem requerer na Justiça o cumprimento de seus direitos, sob pena de responsabilidade civil das entidades mantenedoras.
A matéria é complexa e depende de provas concretas de que a deficiência é da escola e não do aluno.

(IPAEduc 024-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
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    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4