Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2986 - terça-feira 03 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Medida Provisória sobre FUNDEB será votada na semana da Páscoa

A MP que regulamenta o fundo criado pela Emenda Constitucional 53 para financiar a manutenção e o desenvolvimento da educação básica por meio da ampliação das áreas atualmente abrangidas pelo FUNDEF, é o destaque da pauta do Plenário na semana da Páscoa.
A regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é o primeiro item da pauta com a MP 339/06.Os deputados farão três sessões de votações: na segunda (2) e na terça-feira (3), às 14 horas, e na quarta-feira (4), às 9 horas.  
A relatora Fátima Bezerra (PT-RN) através de minuta que altera a MP, propõe, para o primeiro ano de funcionamento do FUNDEB, índices de ponderação maiores para o ensino médio em tempo integral e para o ensino médio integrado à educação profissional. Esses índices são usados na fórmula para encontrar o valor por aluno segundo o número de matrículas e outros fatores.

(IPAEduc 007-04/07)
 

CEC realiza seminário nacional sobre educação

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, realizará seminário nacional para discutir os desafios da formação dos professores no País. O debate deverá ser realizado no primeiro semestre, mas ainda não há data e local confirmados. O seminário sugerido pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), foi aprovado na quarta-feira 28 de março.
Segundo o deputado, é fundamental encontrar solução para o problema da formação de professores. "Uma má formação é uma fraude, leva à falsificação do título universitário e dos diplomas do ensino básico e, certamente, prejudicará aqueles estudantes provenientes das classes empobrecidas", avaliou Vanhoni. Deverá ser convidado a participar do evento o cineasta João Jardim, autor do documentário "Pro dia nascer feliz" (2006), sobre educação no Brasil. Também deverão estar presentes representantes do Ministério da Cultura; do Conselho Nacional de Educação (CNE); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefets); do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad); da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (Anfope); da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); da Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); da Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação (Contee); do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN); e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

(IPAEduc 008-04/07)


Eventos educacionais marcam o encerramento do 5º SENAED

 

O 5º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância que começou desde 1º de abril, encerra hoje suas atividades. Estão marcadas para sessão de encerramento mesas-redondas, conferências e lançamento do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância.

O agradecimento aos participantes do SENAED 2007 será feito pelo Rômulo  Mello, do pólo ABED em Recife. No final do evento serão sorteados exemplares do anuário SENAED 2007.

Informações www.abed.org.br

 

(IPAEduc 009-04/07)


IPAE realiza Painel da Educação Superior sobre educação a distância

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação realizará dia 11 de  abril de 2007, Painel da Educação Superior com o tema Educação a Distância nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.
O evento será no
Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos
de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, centro, rio de janeiro. Informações ipae@ipae.com.br ou www.ipae.com.br

(IPAEduc 010-04/07)


Orientação técnica -
Respeito ao "copyright" pelas escolas 

Muitos livros e obras veiculadas por outros meios de comunicação possuem a figura do "copyright".
O termo representa de uma forma universal que os direitos autorais são reservados e não podem ser copiados sem que exista uma expressa autorização dos editores.
Não basta que exista a concordância dos autores, na maioria dos casos, eis que em muitas ocasiões a editora compra os direitos do produtor intelectual.
É necessário que os estabelecimentos de ensino observem de forma permanente os materiais utilizados pelos professores a fim de evitar que possam haver processos contra as mantenedoras.   A responsabilidade direta é do docente e, de forma indireta, da unidade escolar.

(IPAEduc 011-04/07)


Direitos na educação - Protesto de títulos decorrente de contratos

As escolas podem emitir título de crédito em função do contrato de serviços educacionais. A lei proíbe, contudo, a nota promissória (documento que o aluno e/ou seu responsável assina confessando a dívida, antes da existência da prestação de serviços). 
É permitido que o estabelecimento de ensino emita uma nota fiscal da prestação de serviços e uma duplicata, levando então a mesma ao cartório de protesto, se não paga no vencimento.
Apesar de inexistir o direito de vincular os servi-los a promissória a mesma pode ser usada quando há um acordo entre aluno e escola, confessando uma dívida e, com base nesse documento, existe a emissão do título pelo devedor. Não havendo então o pagamento do acordo existe o direito à protesto.

(IPAEduc 012-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
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    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4