Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2980 - segunda-feira 26 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Secretaria de Educação a Distância realiza curso de formação para professores da educação especial

A Secretaria de Educação Especial realiza nesta semana, em Brasília, um curso de formação de tutores. Eles orientarão 1.447 professores de todos os estados e do Distrito Federal para o atendimento educacional especializado. A orientação e certificação do curso ficarão a cargo da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Laboratório de Estudos e Diversidade da Unicamp.
O objetivo do curso Formação Continuada a Distância de Professores em Atendimento Educacional Especializado é apresentar o conteúdo dos livros dedicados aos componentes curriculares que serão desenvolvidos em curso de formação a distância.
De 26 a 30 de março, os tutores de 147 municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que atuam como multiplicadores da formação de professores, assistirão às primeiras 40 horas presenciais do curso, na Academia de Tênis, em Brasília. Outras 140 horas serão administradas na modalidade a distância. Após o término do curso cada professor-tutor ficará responsável pela transmissão do conteúdo do curso em seu município para um total de dez professores.  

(IPAEduc 103-03/07)
 

 CNE divulga pauta de reunião das Câmaras de Educação Básica e Superior

O Conselho Nacional de Educação se reúne pela primeira vez em território indígena, o encontro será nos dias 25, 26 e 27 de março de 2007, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.
A abertura solene da reunião da Câmara de Educação Básica, será do dia 25 com a participação de autoridades locais, regionais e do Poder Público Federal. Paralelamente em Brasília se reúne o Conselho da Câmara de Educação Superior, nos dias 27, 28 e 29 de março. Serão realizadas reuniões de trabalhos da Câmara, reuniões deliberativas de caráter público e leitura e aprovação de atas.
Mais informações e a pauta completa no site do MEC.  www.mec.gov.br/cne

(IPAEduc 104-03/07)


Projeto do governo deve criar poupança para estudantes carentes do ensino básico

O governo estuda a criação de uma conta-poupança para estudantes carentes que concluírem a oitava série. O valor seria depositado mensalmente na conta dos estudantes que só poderiam sacar ao final dos estudos.
O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro ressaltou que a proposta ainda está sendo avaliada pelos técnicos do ministério e a implantação da poupança está sendo elaborada. A proposta faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação.

(IPAEduc 105-03/07)


Experiência-piloto do Censo Escolar começa nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira, 26, as experiências-piloto para o preenchimento do novo Censo Escolar, no sistema Educacenso. Na primeira fase, haverá treinamento e, na segunda, preenchimento e envio de dados.
O treinamento será feito em oficinas de trabalho com duração de 16 horas. Os informantes aprenderão a utilizar o sistema de captação de dados desenvolvido pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pelo Censo Escolar.
As experiências-piloto serão realizadas em Roraima, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, onde, no total, serão capacitados 374 informantes.

(IPAEduc 106-03/07)


Orientação técnica – A importância da organização didático-pedagógica

Os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, devem possuir uma estrutura didático-pedagógica, entretanto inexiste um roteiro ou normas pré-fixadas por parte das entidades governamentais. Há, contudo, critérios que privilegiam esse requisito no momento das avaliações da qualidade do ensino.
O atual modelo adotado pelo Ministério da Educação e aplicado às instituições vinculadas ao Sistema Federal de Ensino privilegia, com 40% dos pontos, a citada organização, ficando acima dos aspectos pertinentes ao corpo docente, discente e técnico-administrativo, que tem 35% de peso e as instalações físicas, com 30%.
Essa regra de não é seguida por todas as unidades da federação, em se tratando de avaliação de escolas de educação básica, entretanto é um sensível indicador.
Desta forma ressalta-se a importância de haver uma grande relevância para as escolas tenham uma excelente organização pedagógica.
 

(IPAEduc 107-03/07)


Direitos na educação –Cumprimento integral da carga horária 

Os alunos, ao contratarem os serviços educacionais, estão, na verdade “comprando um serviço” devidamente descrito no contrato de matrícula e no regimento escolar.Nesse último documento há sempre inserido, como anexo, uma “grade curricular” constando o número de horas a ser ministrado no curso.Vale ressaltar que não são as chamadas “horas-aula” de 50 minutos.  São horas (relógio) de 60 minutos.Assim, se um curso tem, por exemplo, 3.000 horas divididos em seis semestres, são, a princípio, 500 horas por período.
0 valor pago (se for o caso da escola particular) ou exigível corresponde a 500 horas de 60 minutos.
Não pode haver a redução desse tempo, sob pena de estar sendo “vendido e não entregue” parte do serviço, infringindo não só a legislação educacional, como também o Código de Defesa do Consumidor.

(IPAEduc 108-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4