Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2979 - sexta-feira 23 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

MEC fará pesquisa de opinião sobre Programa do Livro para Ensino Médio

Está marcada entre 26 de março e 10 de abril, uma pesquisa sobre o uso dos livros das disciplinas de português e matemática nas escolas de ensino médio.
O objetivo do Ministério da Educação ao realizar o estudo é consolidar o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio.
O estudo é uma parceria do MEC com o Grupo de Pesquisa Informática Aplicada à Gestão Educacional (Iage), da Unesp. Para participar é necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página da Iage http://iage.fclar.unesp.br.
Para Lúcia Lodi, diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, estabelecer a opinião de diretores e professores sobre a utilização dos livros  nas atividades escolares é essencial para a efetivação da pesquisa e consolidação do programa. “Os professores participam do cotidiano dos alunos e é junto deles que podemos identificar a contribuição dos livros didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, comenta. 

(IPAEduc 097-03/07)
 

IPAE realiza Fórum Permanente da Educação
O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação realizará na próxima terça, dia 27 de março, o Fórum Permanente da Educação com o tema "As Tecnologias Aplicadas à Educação Básica".
O objetivo do evento é debater os aspectos positivos e negativos da tecnologia na educação infantil e no ensino fundamental, verificar as potencialidades e tendências do setor e conhecer as tecnologias aplicadas na educação básica.
O público-alvo é dirigentes de estabelecimentos de ensino, coordenadores de cursos e áreas do ensino médio, equipes pedagógicas e estudiosos da educação.
A inscrição é gratuita até dois dias úteis antes do evento. Informações através do email ipae@ipae.com.br ou pelo tel.: (21) 3905-0964.

 

(IPAEduc 098-03/07)


Presidente da Comissão de Educação do Senado anuncia caminhada pela educação

O senador Cristovam Buarque anunciou, nesta quinta-feira, 22 de março, que acontecerá no próximo sábado, em Fortaleza (CE), a Primeira Caminhada pela Educação, uma manifestação apartidária que contará com a participação das mais diversas instituições e movimentos ligados ao setor.
Cristovam observou que "tudo de grande nesse país" saiu de alguma caminhada, e, sendo assim, nada mais adequado do que começar a revolução da educação nas ruas.
Ele informou que já há manifestações nos mesmos moldes marcadas para as cidades de Curitiba e Belo Horizonte, e disse esperar que a iniciativa se espalhe por todo o país.

(IPAEduc 099-03/07)


Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública

Esta marcada para o dia 27 de março de 2007, às 10 horas em Brasília, uma audiência pública para debater o tema Programa de Desenvolvimento da Educação. Na reunião estará presente o ministro da Educação Fernando Haddad.
Mais informações no site da Câmara dos Deputados www.camara.gov.br
 .

(IPAEduc 100-03/07)


Orientação técnica – Articulação entre educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio

O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução nº 1, de 3 de fevereiro de 2005, da Câmara de Educação Básica, estabeleceu que a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio se dará das seguintes formas:  
I - integrada, no mesmo estabelecimento de ensino, contando com matrícula única para cada aluno;  
II - concomitantemente, no mesmo estabelecimento de ensino ou em instituições de ensino distintas, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, ou mediante convênio de intercomplementaridade e  
III - subseqüente, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.  
Assim sendo cabe à cada escola, dentro de sua liberdade acadêmica, definir quais os procedimentos mais aconselháveis.  
É necessário orientar os alunos antes das matrículas, evitando que possam  vir a ocorrer questionamentos durante a relação juspedagógica.

(IPAEduc 101-03/07)


Direitos na educação –Inexistência de subordinação dos Estados e Municípios à União em matéria educacional

A legislação brasileira prevê a existência de três tipos de Sistemas de Ensino: o da União, o dos Estados (e do Distrito Federal) e o dos Municípios. Todos devem funcionar de forma harmônica, mas sem existir uma subordinação. Isso significa que os Municípios não são obrigados a seguir o que o Estado determina e, por sua vez, as Unidades da Federação não se obrigam a obedecer ao governo federal quando o assunto for educação. A União tem poderes para traçar as linhas gerais da educação nacional mas não pode interferir nas políticas e projetos aprovados pelos setores competentes dos Sistemas Estaduais ou Municipais de Educação.

(IPAEduc 102-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4