MEC fará pesquisa de opinião sobre Programa do
Livro para Ensino Médio
Está marcada
entre
26 de março e
10 de abril,
uma pesquisa sobre o uso dos livros das disciplinas de português e
matemática nas escolas de ensino médio.
O objetivo do Ministério da Educação ao realizar o estudo é consolidar
o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio.
O estudo é uma parceria do MEC com o Grupo de Pesquisa Informática
Aplicada à Gestão Educacional (Iage), da Unesp. Para participar é
necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página da
Iage
http://iage.fclar.unesp.br.
Para Lúcia Lodi, diretora
do Departamento de Políticas do Ensino Médio, estabelecer a opinião de
diretores e professores sobre a utilização dos livros nas atividades
escolares é essencial para a efetivação da pesquisa e consolidação do
programa. “Os professores participam do cotidiano dos alunos e é junto
deles que podemos identificar a contribuição dos livros didáticos para
o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, comenta.
(IPAEduc 097-03/07)
IPAE
realiza Fórum Permanente da Educação
O
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação realizará na próxima
terça, dia 27 de março, o Fórum Permanente da Educação com o tema "As
Tecnologias Aplicadas à Educação Básica".
O objetivo do evento é debater os aspectos positivos e negativos da
tecnologia na educação infantil e no ensino fundamental, verificar as
potencialidades e tendências do setor e conhecer as tecnologias
aplicadas na educação básica.
O público-alvo é dirigentes de estabelecimentos de ensino,
coordenadores de cursos e áreas do ensino médio, equipes pedagógicas e
estudiosos da educação.
A inscrição é gratuita até dois dias úteis antes do evento.
Informações através do email
ipae@ipae.com.br ou pelo tel.: (21) 3905-0964.
(IPAEduc 098-03/07)
Presidente da Comissão de Educação do Senado anuncia caminhada
pela educação
O senador Cristovam Buarque anunciou,
nesta quinta-feira, 22 de março, que acontecerá no próximo
sábado, em Fortaleza (CE), a Primeira Caminhada pela Educação,
uma manifestação apartidária que contará com a participação das
mais diversas instituições e movimentos ligados ao setor.
Cristovam observou que "tudo de grande nesse país" saiu de
alguma caminhada, e, sendo assim, nada mais adequado do que
começar a revolução da educação nas ruas.
Ele informou que já há manifestações nos mesmos moldes marcadas
para as cidades de Curitiba e Belo Horizonte, e disse esperar
que a iniciativa se espalhe por todo o país.
(IPAEduc 099-03/07)
Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública
Esta marcada para o dia 27
de março de 2007, às 10 horas em Brasília, uma audiência pública para
debater o tema Programa de Desenvolvimento da Educação. Na reunião
estará presente o ministro da Educação Fernando Haddad.
Mais informações no site da Câmara dos Deputados
www.camara.gov.br .
(IPAEduc
100-03/07)
Orientação técnica –
Articulação entre educação profissional técnica de nível médio e o
ensino médio
O Conselho
Nacional de Educação, por meio da Resolução nº 1, de 3 de fevereiro
de 2005, da Câmara de Educação Básica, estabeleceu que a articulação
entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino
médio se dará das seguintes formas:
I - integrada, no mesmo estabelecimento de ensino, contando com
matrícula única para cada aluno;
II - concomitantemente, no mesmo estabelecimento de ensino ou em
instituições de ensino distintas, aproveitando as oportunidades
educacionais disponíveis, ou mediante convênio de
intercomplementaridade e
III - subseqüente, oferecida somente a quem já tenha concluído o
ensino médio.
Assim sendo cabe à cada escola, dentro de sua liberdade acadêmica,
definir quais os procedimentos mais aconselháveis.
É necessário orientar os alunos antes das matrículas, evitando que
possam vir a ocorrer questionamentos durante a relação
juspedagógica.
(IPAEduc
101-03/07)
Direitos na educação –Inexistência
de subordinação dos Estados e Municípios à União em matéria
educacional
A legislação brasileira
prevê a existência de três tipos de Sistemas de Ensino: o da União,
o dos Estados (e do Distrito Federal) e o dos Municípios. Todos
devem funcionar de forma harmônica, mas sem existir uma
subordinação. Isso significa que os Municípios não são obrigados a
seguir o que o Estado determina e, por sua vez, as Unidades da
Federação não se obrigam a obedecer ao governo federal quando o
assunto for educação. A União tem poderes para traçar as linhas
gerais da educação nacional mas não pode interferir nas políticas e
projetos aprovados pelos setores competentes dos Sistemas Estaduais
ou Municipais de Educação.
(IPAEduc 102-03/07)
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