MEC divulga Portaria que institui o ENADE 2007
O Ministério da
Educação divulgou a Portaria Normativa Nº 5, de 20 de março de 2007,
instituindo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
O ENADE avalia o desempenho dos estudantes de diversas áreas de cursos
superiores.
A prova do ENADE 2007 será aplicada no dia 11 de novembro de 2007, com
início às 13 horas (horário de Brasília), para uma amostra
representativa, definida pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, de todos os estudantes
habilitados do primeiro e do último ano do curso, nas áreas
relacionadas no artigo 1º desta Portaria, independentemente da
organização curricular adotada pela instituição de educação superior.
A portaria esta publicada no Diário Oficial da União, seção I, de 21
de março de 2007.
www.in.gov.br
(IPAEduc 091-03/07)
Microsoft lança Programa de Alfabetização Digital durante fórum dos
líderes dos governos da América
Durante o fórum dos
líderes dos governos das Américas, organizado pela Microsoft,
realizado na Cartagena das índias, o presidente da empresa, Bill
Gates, que destacou a importância da “colaboração estratégica” entre
companhias, governos e organizações não governamentais para a criação
do projeto que permite o acesso gratuito a diversos cursos de
capacitação.
O Programa de Alfabetização Digital contou com a presença de
educadores, especialistas e os próprios governos latino-americanos.
O projeto oferece cinco cursos, entre eles, introdução á computação,
programas de produtividade, segurança e privacidade etc...
O programa já existe no Brasil e em alguns países do Caribe e da
América Central.
(IPAEduc 092-03/07)
Universidade Aberta do Brasil oferecerá 90 cursos diferentes
A
Universidade Aberta do Brasil disponibilizará a partir de junho
de 2007 uma variedade de 90 opções de cursos de graduação ou
especialização lato sensu, para professores que tiverem acesso a
um dos pólos da UAB.
Este
ano o sistema disponibilizará 60 mil vagas.
Entre os
cursos que serão oferecidos pela UAB, todos a distância, a
prioridade está na formação inicial e continuada para os
professores da educação básica.
Uma das propostas, por exemplo, é ministrar cursos que possam
ajudar os professores a lidar com os preconceitos existentes em
sala de aula.
De acordo com a ministra Nilcéa Freire, titular da pasta da
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a intenção é
fazer com que os professores sejam capazes de reconhecer o
preconceito que está sendo praticado em sala de aula e, a partir
disso, atuar no sentido de desconstruí-lo. “Nossa intenção é
trabalhar para que a educação não seja uma reprodutora dos
valores discriminatórios da sociedade, seja contra a mulher,
contra o negro, ou contra qualquer minoria”, afirmou.
(IPAEduc 093-03/07)
Dia Mundial da Poesia é comemorado pela UNESCO
Ontem, 21 de março, foi comemorado o dia mundial da poesia. A UNESCO,
através do Diretor Geral Koichiro Matsuura, deixou uma mensagem em
homenagem à data.
A poesia “desenha os contornos das possíveis formas de diálogos entre
as culturas, as histórias e as memórias”, declarou.
Koichiro afirma que assegurar a promoção e a salvaguarda dessas formas
de intercâmbio e transferência poderia ser o foco deste dia mundial
que, se colocado a serviço de nossa diversidade criadora, viria a
nutrir e renovar a habilidade de cada um de nós a entender a
pluralidade cultural do mundo.
Entre os atos organizados na sede da UNESCO, foi a homenagem ao poeta
palestino Mahmud Darwich, premiado na edição 2007 do Festival
Internacional Noites Poéticas de Struga3, encerrando as comemorações.
(IPAEduc 094-03/07)
Orientação técnica –
Conhecimentos básicos na educação infantil
As
escolas, especialmente as de educação básica, necessitam ter uma
equipe capacitada com conhecimentos técnicos, dentre os quais os de
puericultura.Dentre os fatores que contribuem para esse foco
encontram-se a alimentação, cuidados com o sono, controles da
higiene e da saúde.
É relevante também que exista a verificação da evolução
psico-social, no tocante à sociabilidade, agressividade e
passividade.
0s sintomas de anomalia, quando notados, devem ser levados à família
e feitos registros em documentos próprios, para evitar futuros
questionamentos de omissão dos educadores.
A escola é co-responsável pelo desenvolvimento das crianças e
adolescentes e deve zelar para que medidas corretivas sejam adotadas
por parte dos pais.
Isso não sendo efetivado o diretor deve levar o fato ao conhecimento
do Conselho Tutelar ou órgão equivalente que existem em todas as
cidades brasileiras.
(IPAEduc 095-03/07)
Direitos na educação –Termo
de adesão ou condições gerais de matrícula
São sinônimos dos contratos de
matrícula. A escola pode usar os nomes acima tendo os mesmos efeitos
do contrato.
(IPAEduc 096-03/07)
|