Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2971 - terça-feira 13 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

MEC define datas do ProUni para o primeiro semestre de 2007

O Ministério da Educação antecipou ontem, segunda-feira, 12, as principais datas do calendário do Programa Universidade para Todos para o período de março a maio deste ano.
O prazo para as instituições de ensino superior, que têm bolsistas do ProUni, informarem ao MEC os dados relativos aos alunos, entre eles, número de estudantes, cursos onde estão matriculados, índices de freqüência, aproveitamento escolar, desistências da bolsa, alunos que concluíram o curso será
 de 12 de março a 6 de abril.
Dia 11 de abril começa o período de adesão das instituições de ensino superior ao ProUni para a oferta de vagas no segundo semestre de 2007. Para continuar ou ingressar no programa, as IES precisam aderir a cada semestre.
A abertura da inscrição dos alunos que desejam concorrer a bolsas oferecidas para cursos do segundo semestre letivo será no d
ia 23 de maio
de 2007. Mais informações no site do MEC www.mec.gov.br

(IPAEduc 049-03/07)


CPLP terá acesso ao Portal Domínio Público

O Ministério da Educação vai liberar as obras do Portal Domínio Público aos outros sete membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio foi feito segunda-feira, 12, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência com o embaixador Luís de Matos da Fonseca, secretário executivo da CPLP. Serão oferecidas mais de 30 mil obras digitalizadas para acesso gratuito. “Também queremos incluir no portal textos de países de língua portuguesa para diversificar o material disponível em domínio público”, disse o ministro.
Lançado em novembro de 2004, o Portal Domínio Público coloca à disposição dos usuários da internet uma biblioteca virtual. Em pouco mais de dois anos, o portal registrou mais de três milhões de visitas.
Criada há dez anos, a comunidade é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os principais objetivos da CPLP são promover o acordo político e ideológico entre os membros e entre a comunidade e outros organismos internacionais; estimular a cooperação técnica entre os países em diversas áreas; e, sobretudo, defender e promover a língua portuguesa.

(IPAEduc 050-03/07)


Comissão de Educação do Senado Federal realiza sua 6ª reunião extraordinária

A comissão de Educação do Senado Federal realiza nesta terça-feira, dia 13 de março de 2007, às 10:30 horas, a 6ª reunião extraordinária, com audiência pública para instruir o Projeto de Lei do Senado nº 473 de 2003, que dispõe sobre os estágios de estudantes de instituições de educação superior, da educação profissional e do ensino médio, inclusive nas modalidades de educação de jovens e adultos e de educação especial e dá outras providências.
O autor do requerimento é o Senador Cristovam Buarque e do Ex Senador Juvêncio da Fonseca, com a relatoria do Senador Marco Maciel e autoria do Senador Osmar Dias.
A reunião terá convidados como a Diretora do Projeto Escola de Fábrica, Ivone Maira Elias Moreyra, o Consultor da Confederação Nacional da Indústria, José Pastore, o Diretor de Qualificação da Secretaria de políticas Públicas de Emprego, António Almerico Biondi Lima, o Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Estágios, Carlos Henrique Mencaci e Paulo Nathanael Pereira de Souza, Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola.

 (IPAEduc 051-03/07)


Pesquisa do INEP indica que as mulheres têm mais sucesso no ensino superior

Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e divulgado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, sobre a presença de mulheres no ensino superior, comprova que as mulheres têm obtido mais sucesso que os homens ao longo da trajetória do ensino superior.
A publicação com o título “ A Mulher na Educação Superior Brasileira: 1991 – 2005”, é fruto de parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e tem como fonte os dados do censo da Educação Superior de 1991 a 2005.
A pesquisa feita mostra que o sexo feminino é maioria no universo das matriculas dos cursos de graduação de todas as regiões do país. Outro dado interessante é quanto à participação das mulheres na docência da educação superior brasileira, apesar de ainda serem a minoria, esse percentual cresceu significativamente nos últimos anos.

(IPAEduc 052-03/07)



Orientações técnicas – As prerrogativas das Universidades

As Universidades têm, por natureza, autonomia administrativa, didática e financeira. Essa disposição, contida na Constituição Federal, foi incorporada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ficando definida como sendo instituições pluridisciplinares de formação doa quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
O artigo 53 da LDB lista dez itens que constituem suas prerrogativas, assegurando o direito de criar, organizar e extinguir, sem sua sede, cursos e programas de educação superior. Muitas questões têm sido levantadas sobre a autonomia das universidades e os mais questionadores afirmam que não se deve confundir autonomia com soberania. É certo, contudo, que enquanto não forem modificados princípios previstos na Constituição as universidades permanecem gozando de plena autonomia, existindo as vantagens concedidas pela LDB e normas complementares.

(IPAEduc 053-03/07)


Direitos na educação – Gratuidade em feiras e exposições educacionais

Existe legislação específica que assegura gratuidade parcial para estudantes em cinemas, teatros e assemelhados, contudo não há nada que exija que os organizadores de feiras e exposições educacionais concedam descontos nas participações dos alunos matriculados em escolas públicas ou particulares. Assim sendo, apesar de ser de interesse de todos os universitários e colegiais a visitação a esses eventos, não pode ser exigido o acesso livre.
A decisão quanto à preços diferenciados fica exclusivamente por conta dos promotores.

(IPAEduc 054-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
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  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4