Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2970 - segunda-feira 12 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Última justificativa do Governo para nomeação de seus ministros é ultrapassada e, caso não surjam outras, titular do MEC de vê ser confirmado

Após várias justificativas o Presidente da República deve anunciar sua nova equipe durante os próximos dias.
A última barreira era a Convenção do PMDB que iria eleger o Presidente Nacional do partido.   Apesar de ser um único, aguardava-se o dia 11 de março para se saber o que todos já conheciam: o resultado.  Milton Temer foi reeleito.
Agora então deveremos conhecer oficialmente que Fernando Haddad será o novo/antigo Ministro e, com isso, poder nomear os titulares de diversas Secretarias e órgãos de apoio.
A que traz maiores preocupações é a SESu, cujos possíveis nomes têm sido ventilados de maneira informal.
Espera-se portanto, que sejam destravadas as amarras e que o Brasil volte a se desenvolver.

(IPAEduc 043-03/07)

 

Conselho Nacional de Educação passa a disponibilizar a íntegra de todos os seus pareceres

O Conselho Nacional de Educação, em atitude louvável, passou a disponibilizar, via internet, a íntegra de todos os seus pareceres aprovados pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior e Conselho Pleno.
Tal atitude permite que sejam conhecidas as decisões do órgão sem precisar se ir a Brasília para retirar as cópias dos pareceres.
Dentro desse princípio todos os pareceres das reuniões de janeiro e fevereiro de 2007 podem ser acessados através do site www.mec.gov.br/cne

(IPAEduc 044-03/07)

 

Ministério da Educação baixa portaria criando regras para transferência de estudantes de nível superior e proíbe a cobrança de taxas de matrícula como condição de análise de pedidos

O MEC editou a Portaria nº 230, de 9 de março de 2007, determinando que as instituições fiquem obrigadas a proceder as transferências de alunos e bem assim expedir documentos sem que sejam cobradas taxas.
A decisão decorre de medida judicial decorrente de processo em curso na Justiça Federal.
No caso em tela o Judiciário determinou que o MEC baixasse a Portaria.
É, na prática, uma invasão de competência entre os Poderes da República.
O entendimento jurídico aceitável é que a Justiça determine a suspensão de efeitos, declare ilegalidades e inconstitucionalidades mas, exigir a edição de Portaria é, pelo menos, em tese, um absurdo sob a ótica do bom senso.
A portaria está publicada no Diário Oficial da União de 12 de março de 2007, seção 1, página 11, podendo ser acessada via site www.in.gov.br

 (IPAEduc 045-03/07)


Encontro de reitores de universidades chinesas e brasileiras acontecerá em São Paulo

Será realizada no dia 16 de março, na cidade de São Paulo, encontro dos reitores de universidades brasileiras e chinesas objetivando definir ações conjuntas para projetos no campo da educação, ciência e tecnologia.
Sob o título “Educação Superior: Intercâmbio e Cooperação no Século 21” os dirigentes das instituições discutirão mecanismos que permitam maior aproximação entre os dois países.
As informações completas podem ser obtidas através da CAPES, uma das organizações promotoras do evento. A outra é a Associação de Intercâmbio Internacional da China.

(IPAEduc 046-03/07)



Orientações técnicas – Modernização de laboratórios como base para melhoria dos projetos pedagógicos

A qualidade do ensino está intimamente ligada a existência de estrutura física e operacional à disposição dos professores e alunos.
Nos estabelecimentos de ensino, especialmente os de ensino médio e superior, os laboratórios constituem-se como peças fundamentais para que existam resultados pedagógicos com excelência.
É inconcebível que os espaços destinados aos experimentos sejam mal estruturados e com equipamentos obsoletos.
Existem algumas chamadas “tipologias” (descrições dos ambientes) que auxiliam os gestores na compra de novos componentes, assim como nas reformas e adaptações das salas.
É sempre recomendável que exista uma equipe multidisciplinar para esse tipo de trabalho, envolvendo um arquiteto, um docente da área e outros especialistas em educação.

(IPAEduc 047-03/07)


Direitos na educação – Escola Legal

A Ordem dos Advogados do Brasil possui, através de suas seções estaduais e subseções existentes em muitas cidades brasileiras, comissões especiais de educação e direito.
As mesmas desenvolvem programas de apoio a alunos e educadores. São advogados trabalhando em favor da sociedade nas questões relevantes da educação e do direito.
Esse trabalho vem servindo de apoio para milhares de participantes da comunidade educacional e procura reduzir os conflitos nas relações juspedagógicas.
Uma das prioridades é auxiliar as unidades de ensino para que sejam escolas legais, isto é, respeitem os direitos dos alunos e exijam das autoridades públicas constituídas o cumprimento das prerrogativas constitucionais.

(IPAEduc 048-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4