CAPES
poderá formar professores
Educadores e dirigentes do Ministério da
Educação debateram ontem quinta-feira, 8, em Brasília,
o Projeto de Lei nº
7.569, de 2006, que atribui formação de professores da educação básica
à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior .
O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do
Senado Federal em regime de urgência.
Na abertura da reunião, na sede da agência, o ministro da Educação,
Fernando Haddad, destacou a importância de a Capes utilizar sua
experiência de meio século para a formação de professores do ensino
básico. “Seria um desperdício muito grande não aproveitarmos o
conhecimento acumulado ao longo desses anos”, disse.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, acrescentou que a formação de
professores da educação básica será um desafio. “Queremos contribuir
para uma maior interação entre a educação e a ciência”.
(IPAEduc 037-03/07)
Encontro sobre Educação Superior reúne reitores
do Brasil e da China
Reitores e dirigentes de universidades brasileiras e chinesas irão
participar do 1º Fórum de Reitores China-Brasil, em São Paulo, no
próximo dia 16.
O tema do encontro será Educação Superior Intercâmbio e Cooperação no
Século 21.
O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior e da Associação de Intercâmbio
Internacional da China, órgão vinculado ao Ministério da Educação
daquele país.
Na reunião serão discutidas formas para ampliar o conhecimento sobre o
sistema universitário dos dois países. Além disso, a Capes quer
incentivar cooperação envolvendo professores e alunos, além de abordar
áreas de interesse comum, tais como agricultura, engenharia espacial,
petróleo e gás.
A realização do 1º Fórum foi acertada em novembro de 2006, durante
visita de delegação da República Popular da China à Capes.
(IPAEduc 038-03/07)
Dinamarca sediará a VI CONFINTEA
A
sexta Conferência Internacional da UNESCO de Educação de Adultos
CONFINTEA, um evento estratégico se celebrará em 2009, vários
associados internacionais, regionais e nacionais participaram da
primeira reunião de planejamento da CONFINTEA VI, nos dias 01 e
02 de março, em Elsinore, na Dinamarca.
O Brasil foi representado pelo diretor do Departamento de
Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A CONFINTEA é a única plataforma significativa em âmbito
internacional para o diálogo político e a renovação de
compromissos em matéria de educação de adultos.
(IPAEduc 039-03/07)
Encontro de Ministros da Educação da América Latina e Caribe será na
Argentina
Em novembro de 2002,
ministros da educação de 34 países reunidos pela UNESCO, lançaram em
cuba o projeto Educação Regional para a América Latina e Caribe,
PRELAC, para fazer avançar uma educação de qualidade para todos.
Agora, depois de quatro anos do lançamento do projeto, os ministros se
encontrarão novamente em Buenos Aires, Argentina, nos dias 29 e 30 de
março de 2007, para examinar os sucessos, as dificuldades, os desafios
e o aprendizado especialmente em relação à qualidade da educação.
PRELAC enfatiza a perspectiva ética e política para alcançar os
objetivos do Programa Educação para Todos, da UNESCO.
O II Encontro Intergovernamental do projeto de Educação para América
Latina e Caribe será no hotel Intercontinental, em Buenos Aires.
Informações no site da UNESCO
www.unesco.org
(IPAEduc 040-03/07)
Orientação técnica -
Segurança e preservação dos livros nas bibliotecas
Muitas escolas,
desde educação básica até o nível superior, encontram grande
dificuldade para preservar os acervos existentes nas bibliotecas e
salas de leitura. A depredação e o furto de livros não estão ligados
às classes sociais nem variam conforme os costume de diferentes
regiões do país.
O problema é comum em todas as unidades de ensino. Existem sistemas
que permitem a redução de prejuízos devendo os mesmos ser
adotados.
Campanhas educativas também costumam gerar resultados, entretanto o
mais eficaz é a forte vigilância na entrada e na saída do ambiente,
a existência de armários para guarda dos objetos pessoais, a
proteção nas janelas, a proibição de uso de canetas e estiletes e,
sempre que possível, a existência de um circuito interno de TV. É
preciso que exista um regulamento do uso da biblioteca prevendo
todas essas práticas a fim de evitar possíveis questionamentos por
parte dos usuários.
(IPAEduc 041-03/07)
Direitos na educação
-
Cobrança de taxas
para seleção de alunos do ProUni
A sistemática adotada
pelo Programa Universidade para Todos prevê que numa primeira fase
o Ministério da Educação faz o processo de pré-seleção dos alunos
tomando por base uma série de aspectos estabelecidos nas normas
operacionais do programa.
As escolas superiores podem fazer uma nova seleção objetivando
aferir conhecimentos e conhecer o perfil do aluno que irá, se
aprovado, estudar o curso superior em sua unidade.
É proibido, contudo, a cobrança de qualquer taxa para esse
processo de seleção uma vez que a legislação deixa claro que o
beneficiário goza do direito de isenção em todas as etapas da
escolha.
(IPAEduc 042-03/07)
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