Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2968 - quinta-feira 08 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Reunião do CNE será pela primeira vez em território indígena

O Conselho Nacional de Educação se reunirá com representantes de mais de 50 comunidades indígenas de todo o país, nos dias 25, 26 e 27 de março.
O encontro será no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, noroeste do Amazonas. É a primeira vez que o conselho se reúne em território indígena. “É um marco histórico para a questão escolar dos nativos”, garante Gersen Baniwa, representante dos índios no CNE e militante do movimento há 20 anos.
Dados do IBGE levantados em 2001 demonstram que existem 700 mil índios no Brasil atualmente. Em 1500, quando da chegada dos colonizadores portugueses, estima-se que existiam em torno de cinco milhões.
A educação é um instrumento importante no resgate da cultura e da auto-estima dessas comunidades. “Não há como recuperar o que foi perdido. O resgate possível é a valorização da diversidade cultural brasileira e a criação de uma sociedade plural”, explica Baniwa.

(IPAEduc 031-03/07)
 


Comissão de Educação marca reunião para discutir a regulamentação do FUNDEB

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal promove nesta quinta, 8 de março, uma audiência pública para discutir com gestores públicos a Medida Provisória nº 339/06, que regulamenta o Fundo da Educação Básica.
Uma reunião informal do Ministro da Educação, Fernando Haddad, dá início a um ciclo de debates sobre o FUNDEB.
Participam das discussões representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Confederação Nacional de Municípios.
 

(IPAEduc 032-03/07)



IPAE realiza Fórum de Direito Educacional

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação realiza amanha, sexta-feira, 9 de março, no auditório do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, um fórum de direito educacional com o tema “Redução da Inadimplência nos Estabelecimentos Particulares” .
O evento integra uma série de eventos educacionais produzidos pelo instituto para o mês de março. Informações e inscrições através do email ipae@ipae.com.br
 

  (IPAEduc 033-03/07)



Comissão angolana conhece projetos de educação ambiental no Brasil

Técnicos do governo de Angola estão no Brasil conhecendo as políticas de educação ambiental desenvolvidas pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente.
A agenda inclui desde oficinas no Centro de Estudos da Água Mineral, em Brasília, até palestras na Universidade Federal de Mato Grosso e visitas a escolas próximas ao Pantanal. Nesta
quinta-feira, 8, os angolanos seguem para Salvador, no próximo dia 12, os técnicos estarão em Itapuã, onde será apresentado o projeto pedagógico daquela escola municipal.
O projeto tem a participação dos ministérios da Educação, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. Pelo acordo, o governo brasileiro contribuirá com os angolanos na construção de seu próprio programa de educação ambiental. Mais informações no www.mec.gov.br  

(IPAEduc 034-03/07)



Orientação técnica -
Catálogo dos Cursos Tecnológicos  

O Ministério da Educação disponibilizará um Catálogo dos Cursos Tecnológicos, padronizando as nomenclaturas das habilitações técnicas de nível superior.Essa disposição foi definida em decreto federal e uma primeira versão foi liberada para sugestões. 
0 prazo para propostas modificativas terminou em 12 de junho de 2006 e o catálogo definitivo estará no site do MEC para usos pelas escolas.

(IPAEduc 035-03/07)



Direitos na educação - Aplicação de penalidades em alunos matriculados nas escolas de educação
básica ou superior 

Os regimentos escolares estabelecem punições aos alunos que infringirem disposições contidas nos atos baixados pelos órgãos internos dos estabelecimentos de ensino.
Há a necessidade de ser bem clara a redação das situações que poderão provocar desde uma simples advertência ate a exclusão dos alunos.
Na maioria das vezes existe uma escala que gradua a pena conforme a falta entretanto, dependendo da gravidade da situação, a direção pode ate fazer sumariamente a exclusão do aluno.0correndo essa decisão e obrigatória a expedição de guia de transferência.  Em caso de aluno menor torna-se obrigatória a comunicação aos órgãos de defesa da criança e do adolescente, na forma do previsto na legislação.
 

(IPAEduc 036-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4