Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2967 - quarta-feira 07 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Ministro fala aos governadores sobre os repasses do FUNDEB

O ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma exposição sobre o Fundo da Educação Básica na terça-feira, dia 6, aos 27 governadores presentes ao encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto, em Brasília. A reunião teve início às 9h40, com uma saudação de dez minutos do presidente. Depois, falaram os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e da Fazenda, Guido Mantega.
O  secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, expôs as questões mais importantes para a realização de uma reforma tributária. Foi, então, a vez de Haddad explicar como ficam os repasses do FUNDEB aos estados.
 

(IPAEduc 025-03/07)
 


Reunião em Londres discute qualidade para a educação a distância

A educação a distância será tema de encontros a partir de hoje quarta-feira, 7, até o dia 18, em Londres. Nos primeiros dois dias, será realizada a reunião preparatória do 2º Simpósio Brasil, África do Sul, Índia e Reino Unido, previsto para o segundo semestre, no Brasil.
O encontro, no Instituto de Educação da Universidade de Londres, pretende dar continuidade às ações previstas em evento ocorrido na capital inglesa em novembro do ano passado. Ali foi debatido o uso integrado e intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Entre os dias 11 e 18, será realizada a reunião do Comitê da Organização Internacional de Padrões para Tecnologia de Informação para Educação, do qual o Brasil deve fazer parte. “O encontro é importante para o Brasil no momento em que se discute a definição de padrões de qualidade em educação a distância”, destacou Ronaldo Mota.
O secretário estará, no
dia 18
, às 19h, na reunião de formação da Federação Internacional para Interoperabilidade de Sistemas para a Educação. Participarão agências governamentais e instituições interessadas no tema, dispostas a garantir a implementação de suas políticas em todo o planeta e a utilização da produção digital educacional em todos os países. Mais informações no site do MEC  www.mec.gov.br

(IPAEduc 026-03/07)

 

UNE fará protesto contra a visita de Bush ao Brasil

A União Nacional dos Estudantes montou um esquema chamado de “comando de caça a Bush”, onde cerca de 400 estudantes vão tentar seguir os passos do presidente George W. Bush em sua visita ao Brasil, onde ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bush chegará na cidade nesta quinta-feira, dia 8 de março. Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, ao invés de terror, vão usar de bom humor nos protestos. Os estudantes vão usar tinta vermelha para tentar atingir os carros da comitiva americana.-Vamos começar na quinta-feira, com o ato das mulheres na Avenida Paulista, junto com CUT, MST e outras entidades da Coordenação dos Movimentos Sociais. Quando ele chegar no Brasil, já vão saber que houve protestos, não vamos dar trégua – disse Petta.

  (IPAEduc 027-03/07)

 

Começa em Madrid a 15ª edição da AULA

A 15ª edição da AULA, Salão Internacional do Estudante e da Oferta Educacional acontece em Madrid, Espanha, no Recinto Ferial Juan Carlos I, de 07 á 11 de março de 2007.
Organizada por IFEMA e promovida pelo Ministério da Educação e Ciência, a feira mostra uma completa panorâmica de propostas e serviços dirigidos à informar e orientar estudantes, pais e profissionais da educação, sobre as atuais alternativas em matéria de formação e desenvolvimento profissional.
Para maiores informações, acessar o site www.aula.ifema.es 

(IPAEduc 028-03/07)



Orientação técnica -
Terminologias de funções no campo da educação

Inexiste um glossário com terminologias de funções no campo da educação, os nomes usados pelas instituições de ensino são definidos pelas próprias estruturas internas. Há, contudo, em alguns atos oficiais, especialmente portarias baixadas por órgãos públicos, menção a denominações. Podemos ver que as definições de atividades também ocorrem com grande diversidade.
0s mais freqüentes são: professor, instrutor, monitor, tutor, conteudista, orientador de curso, supervisor de curso, orientador de turma, orientador de estágio, inspetor de disciplina, bedel, etc.
É recomendável que os planos de carreira técnico-docentes ou regimentos escolares contemplem de forma clara os termos e as atribuições evitando que ocorram questionamento por parte dos próprios servidores ou de alunos.

(IPAEduc 029-03/07)


Direitos na educação -
Declarações de situação acadêmica 

Todos os alunos ou seus responsáveis, quando menores, têm direito a requerer declaração de sua situação acadêmica nas escolas públicas ou particulares.
0s regimentos internos devem prever a sistemática a ser seguida e o prazo para fornecimento do documento oficial, bem como se haverá cobrança de uma taxa ou será isento de pagamento.
Nas escolas particulares é permitida a cobrança enquanto nas públicas têm que ser gratuita.
Os valores são fixados pela entidade mantenedora mas devem estar nos limites do razoável e corresponder à retribuição dos custos incorridos na elaboração do documento.

(IPAEduc 030-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4