Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2965 - segunda-feira 05 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Câmara de Educação Básica do CNE aprova manifesto pela educação

O Conselho Nacional de Educação divulgou manifesto aprovado em reunião ordinária da Câmara de Educação Básica do dia 1º de março de 2007.
O manifesto propõe uma participação da sociedade no aprimoramento da educação, onde convida autoridades dos outros poderes da República, pais, alunos, professores, profissionais de educação para firmar um pacto nacional pela educação.
Segundo a presidente da Câmara de Educação Básica, professora Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, a construção de uma sociedade mais justa e fraterna só é possível por meio da educação, com o envolvimento de toda a sociedade.
O manifesto está disponível na página eletrônica do CNE :
www.mec.gov.br/cne
 

(IPAEduc 013-03/07)
 

Começam as inscrições para o Virtual Educa Brasil 2007

Com o tema “Educação, Formação, Inovação e Desenvolvimento:
Novos Desafios – Novas Possibilidades”, o encontro internacional Virtual Educa Brasil 2007, acontece em São José dos Campos, de 18 a 22 de junho.
O foco do encontro são os responsáveis institucionais, pesquisadores, empresas de base tecnológica, empreendedores da área Tecnológica da Comunicação e Informação, professores de ensino superior e, especificamente em 2007, professores de educação básica e jovens empreendedores.
As inscrições de trabalhos para o fórum estão abertas ate 31 de abril, serão aceitos trabalhos nos idiomas oficiais do Virtual Educa, que são o português, espanhol e o inglês.
Os interessados podem obter mais informações na secretaria do Virtual Educa Brasil, pelo email vania@virtualeduca.org.br 

(IPAEduc 014-03/07)

 

Programa da TV Escola ganha registro internacional que facilita a consulta

O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, acaba de obter a inscrição no International Standard Serial Number (ISSN), o número internacional para publicações seriadas. É um identificador reconhecido internacionalmente para individualizar o título de publicações seriadas, como jornais e revistas, tornando-o único e definitivo. No caso, será utilizado para registrar cada edição do boletim que faz parte do programa.
Segundo Ana Laura, assessora do núcleo de produção da TV Escola, o identificador funciona como um certificado ISO.
A International Organization for Standardization (ISO) é uma entidade não-governamental, com sede em Genebra, Suíça, que promove, em todo o mundo, o desenvolvimento da normalização e de atividades relacionadas para facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços. “É como se fosse um certificado de qualidade. Isso é importante para quem participa e escreve artigos e textos publicados no boletim, que agora ganhou status de publicação relevante para o meio acadêmico”, destacou Ana Laura.
Para obter o registro de publicações seriadas, o interessado  deve procurar pelas instruções de solicitação no Centro Brasileiro do ISSN, na página eletrônica do Instituto Brasileiro de Informação em  Ciência e Tecnologia www.Ibict.br

  (IPAEduc 015-03/07)

 

Comissão da Educação da Câmara do Deputados divulga pauta de sua reunião ordinária 

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira dia 7 de março de 2007 ás 10 horas em Brasília, uma reunião ordinária atendendo requerimentos de audiências públicas para discutir assuntos educacionais.
A comissão terá prioridade na apreciação e discussão do Projeto de Lei nº 6.630/02 do Senado Federal, que dá nova redação ao § 1º do art. 19 da Lei nº 10.260, de julho de 2001( que dispõe sobre o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior), para atribuir prioridade máxima aos alunos afrodescendentes e ameríndios. O projeto tem como relator o deputado João Matos.
O Projeto de Lei nº 6.206/05, do Senado Federal, que altera o art. 61 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação, do relator deputado Carlos Abicalil, também está na pauta da reunião, com Parecer pela aprovação.
Mais informações:
www.camara.gov.br

(IPAEduc 016-03/07)


Orientação técnica - Protocolo de compromisso entre instituições de ensino superior e Ministério da Educação

A legislação educacional brasileira passou a prever a figura do Protocolo de Compromisso na área do ensino superior.Através do mesmo uma instituição assume a responsabilidade de cumprir determinadas metas, num prazo previamente acordado com o Ministério da Educação. Tal procedimento ocorre, normalmente, quando as condições de oferta de um curso não estão sendo consideradas satisfatória pelos membros das Comissões de Especialistas, encarregados do processo de avaliação externa.
O Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, prevê que expirado o prazo do mesmo sem o cumprimento satisfatório das metas, será instaurado processo administrativo de cassação de autorização de funcionamento do curso.  Tal disposição encontra-se no Artigo 39, parágrafo único, do mencionado diploma legal.

(IPAEduc 017-03/07)

Direitos na educação - Humilhação e ameaças a alunos

As escolas são responsáveis pelos atos de seus professores, coordenadores e demais profissionais que trabalham no interior do estabelecimento de ensino.
Deve haver uma escolha correta das pessoas e permanente vigilância dos atos praticados. Havendo situações de humilhação ou ameaças a alunos feita por parte de algum membro da equipe a direção deve apurar as responsabilidades podendo aplicar penas previstas no regimento interno.
É importante que o denunciante, que pode ser o próprio aluno, seus familiares ou terceiros, possua provas seguras de sua denúncia. Não havendo condições de mostrar claramente o erro do servidor a escola pode inverter a pena e aplicá-la no aluno, chegando até à sua expulsão da unidade de ensino. Caso, contudo, o aluno consiga apresentar todas as provas e mesmo assim o colégio ou faculdade mantiver uma postura passiva, sem dar meios para a reparação do dano, pode o discente recorrer ao Judiciário pedindo indenização por danos morais ou ressarcimento de despesas tidas com tratamento psicológico ou similar.

(IPAEduc 018-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4