Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2962 - quarta-feira 28 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Prazo para que instituições de ensino superior remetam dados dos seus docentes para o MEC é mantido e possibilitará que sejam aferidas informações acerca dos professores

Todas as instituições de ensino superior vinculadas ao Sistema Federal de Ensino foram obrigadas a remeter informações completas de seu corpo docente ao Ministério da Educação.
O prazo foi fixado para 28 de fevereiro de 2007 e não foi anunciada prorrogação.
Um dos pontos relevantes é que, a partir desse Cadastro Nacional o governo poderá aferir a efetiva dedicação exclusiva e tempo integral dos professores.  
O encaminhamento das informações é feito por intermédio da internet, agilizando o processo.
Já em março o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais manterá contato com os docentes para anexação ou correção de dados pessoais e confirmação dos compromissos assumidos com as universidades, centros universitários e faculdades

(IPAEduc 097-02/07)
 

Conselho Nacional de Assistência Social decide sobre centenas de processos de filantropia e registros de instituições

 O Conselho Nacional de Assistência Social é o órgão encarregado pela análise de todos os processos das entidades que pretendem estar registradas no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e também, por conseqüência, obter os certificados de filantropia, indispensável para a dispensa de pagamento da cota patronal da previdência social.
O Diário Oficial da União deste dia 28 de fevereiro publicou a decisão tomada em centenas de processos.
Há muitos indeferimentos de pedidos de certificados formulados por mantenedoras de ensino superior.
A perda de benefícios acarreta um significativo aumento nos custos dos serviços eis que a entidade passa a ter a obrigação de pagar cerca de 20% de taxa sobre a folha de pagamento de todos os seus empregados.

(IPAEduc 098-02/07)


Termina hoje o prazo para prestações de contas dos repasses financeiros do FNDE

Termina hoje quarta-feira, dia 28, o prazo para  estados, municípios, organizações não-governamentais e entidades sociais prestarem contas dos recursos financeiros repassados em 2006 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por meio dos programas de transferência automática.
Quem não cumprir o prazo ficará sem receber os recursos até regularizar a situação. Também até hoje dia 28, organizações não-governamentais, associações de pais e amigos dos excepcionais, estados e prefeituras beneficiários dos programas de Apoio ao Transporte Escolar, de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos e de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência devem prestar contas aos conselhos de acompanhamento e controle social do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Depois de analisar a documentação, os conselhos emitirão parecer e o entregarão ao FNDE, de acordo com prazos especificados.   
Os beneficiários do programa Brasil Alfabetizado devem apresentar a prestação de contas diretamente ao FNDE em até 60 dias após o término da execução das ações dos programas Dinheiro Direto na Escola , Projeto de Adequação ao Prédio Escolar e de Melhoria da Escola) e Programa Nacional de Alimentação Escolar.


(IPAEduc 099-02/07)


Comissão da Educação da Câmara do Deputados divulga pauta de sua reunião ordinária 

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira dia 28 de fevereiro de 2007 ás 10 horas em Brasília, uma reunião ordinária atendendo requerimentos de audiências públicas para discutir assuntos educacionais, entre eles, o requerimento n° 2/07 da Sra. Fátima Bezerra, que requer audiência pública para discutir  a medida provisória n° 339/06, que regula a Emenda Constitucional n° 53/06, que institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação – FUNDEB – pretendendo dar continuidade aos debates a cerca desse importante fonte de financiamento.
Também está na pauta o requerimento n° 4/07 do Sr. Paulo Rubem Santiago, que requer a realização de um seminário com o propósito de avaliar os 10 anos de implantação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A pauta completa no site da Câmara dos Deputados, através do end.: www.camara.gov.br
 

(IPAEduc 100-02/07)


Orientação Técnica – A importância do aspecto físico da escola como elemento de credibilidade da instituição

Um dos pontos que deve merecer total atenção por parte dos dirigentes das escolas, tanto públicas, como particulares, é um bom aspecto físico das suas dependências.
Os alunos e suas famílias observam muito o estado do prédio, a apresentação dos profissionais que atuam tanto nas áreas administrativas, como na parte técnico-pedagógicas, a organização da secretaria e dos locais de atendimento ao público e conservação dos equipamentos.
Um outro fator, mais recentemente observado, é quanto à segurança.
Unidades de ensino com um sistema que demonstra eficiência saem ganhando sobre aquelas onde "cada um entra e sai facilmente".
Na rede privada de ensino, onde há mais opções do que nas públicas, a sobrevivência dos colégios está ligada especialmente aos aspectos materiais. A qualidade é importante mas quando a primeira impressão é ruim dificilmente ocorre a matrícula de novos alunos.

(IPAEduc 101-02/07)


Direitos na educação – Limitações na área de alimentação nas escolas

Os estabelecimentos de ensino podem limitar a comercialização de produtos nas cantinas escolares, restringindo determinados itens que podem ser considerados prejudiciais à saúde dos discentes.
Em algumas cidades há leis municipais que dão essa diretriz, contudo, mesmo inexistindo posicionamento dos órgãos públicos, a direção tem o poder de coibir abusos, tanto em cantinas próprias como terceirizadas.
Essa vigilância deve ocorrer também nas imediações dos colégios, onde normalmente vendedores ambulantes atuam. 
Nesse caso a direção não pode agir diretamente mas deve denunciar e pedir providências às autoridades competentes.

(IPAEduc 102-02/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4