Conselho Nacional de Educação libera pauta de sua reunião de fevereiro
O Conselho Nacional de Educação liberou pauta de sua sessão de 26 de fevereiro a 1º de março.
Estão previstos encontros do Conselho Pleno e das duas Câmaras.
O Pleno irá, dentre outros assuntos, analisar os resultados das avaliações e debater os novos indicativos para a formação de docentes.
A Câmara de Educação Superior apreciará processos de rotina.
Por fim, a Câmara Básica realizará, no dia 27, das 15 às 17 horas, reunião aberta de avaliação da implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. Foram convidados representantes de diversas entidades e especialistas.
O mesmo grupo irá também definir a organização de um seminário sobre os dez anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em data a ser definida.
(IPAEduc
067-02/07)
Escolas públicas terão mais de 7 mil laboratórios de informática até
o fim do ano
Já
está confirmada a entrega de 75 mil computadores, ou seja, a
implantação de 7.500 laboratórios de informática nas escolas
públicas de ensino médio até o final de 2007.
A informação foi dada, durante o encontro de coordenadores estaduais
e municipais do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo)
e da TV Escola. “Haverá uma grande distribuição de computadores e de
material pedagógico esse ano”, explicou Amanda Dominici,
coordenadora de logística da Secretaria de Educação a Distância.
A meta de atingir as escolas rurais é uma nova orientação do
programa, que depende ainda da aprovação do orçamento de 2007.
Entretanto, o ProInfo já traz modificações implantadas em 2007. Uma
delas é a assinatura de um termo de cooperação técnica com os
estados.
O acordo formal garante a exigência de contrapartidas por parte dos
estados, como, por exemplo, a garantia de infra-estrutura necessária
aos laboratórios e a permissão para que os professores se ausentem
para receber a capacitação oferecida pelo ministério.
O último dia do encontro contou ainda com discussões éticas a
respeito do direito à educação.
(IPAEduc
068-02/07)
Comunidade de
Prática de Tecnologia em Educação publica livros eletrônicos
A Práxis acaba de publicar dois
livros em formato eletrônico para serem livremente baixados,
lidos e distribuídos.São eles: - A Tecnologia Transformando a
Educação (casos de sucessos) de Nivaldo Marcusso, Paulo Brito e
Marcos Telles.
- Tecnologia e Aprendizagem- Tópicos de integração de Paula de
Waal, Nivaldo Marcusso e Marcos Telles.
Mais Informações no site:
http://www.educacional.com.br/downloadlivros/
(IPAEduc
069-02/07)
Austrália oferece bolsas de especialização para estrangeiros
Para quem deseja estudar na Austrália, o país está com inscrições
abertas para dois importantes cursos de especialização: o Endeavour
International Postgraduate Research Scholarships - IPRS (programa de
bolsas de estudos internarnacionais Endeavour para pesquisa de
pós-graduação) e o Endeavour Australia
postgraduate and postdoctoral research fellowships, voltado para
estudantes latinos.
O IPRS oferece 330 vagas anualmente e tem como objetivo atrair
estudantes estrangeiros de elevado desempenho acadêmico para atuarem
em áreas de pesquisa abordadas por universidades da Austrália. Podem
participar da seleção estudantes de todos os países, exceto da Nova
Zelândia.
O número de bolsas concedidas a cada uma das universidades
australianas (são 36 públicas, mas não gratuitas, além de outras
três instituições particulares) é definido com base em uma fórmula
que reflete a performance relacionada à pesquisa desenvolvida por
cada instituição.
O programa tem a duração de três anos para doutorado e dois para
mestrado. As bolsas são destinadas às despesas com taxas cobradas
pela instituição de ensino, saúde do bolsista e também de seus
dependentes.
O sistema de ensino superior da Austrália é parecido com o
brasileiro, com a graduação (bacharelado), após ao Ensino Médio e, a
seguir, a pós-graduação, dividida nas modalidades certificado de
graduado e diploma de graduado, equivalente à pós-graduação
lato-sensu no Brasil, mestrado e doutorado. Para brasileiros, a
grande vantagem de estudar na Austrália é que a maioria dos cursos
têm duração de apenas três anos, já que o ensino exige dedicação em
período integral.
Mais informações sobre o país podem ser obtidas no site:
http://studyinaustralia.gov.au/Sia/Splash.aspx
(IPAEduc
070-02/07)
Orientação técnica -
Autonomia dos
Centros Universitários
O
Decreto nº 5.786, de 24 de maio de 2006, dispôs sobre os centros
universitários e, em seu artigo segundo, estabelece que os mesmos
poderão criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e
programas de educação superior.
Fora de sua sede, entretanto, a autonomia não existe e torna-se
necessário atos de credenciamento baixados pelo governo federal
(em se tratando de escolas mantidas pela União ou por
particulares) ou governo estadual (em caso de centros mantidos por
estado ou município).
(IPAEduc
071-02/07)
Direito na educação -
Como saber o que é
direito e obrigação dos alunos, poder público, escola e demais
atores do processo educacional
Não há no Brasil um
sistema oficial que permita se saber os direitos e deveres na
educação. 0s trabalhos de orientação são feitos por algumas
entidades de defesa do consumidor e através de iniciativas
particulares.
Destaca-se, nessa última situação, o trabalho feito pelo Instituto
de Pesquisas Avançadas em Educação, através da Cartilha dos
Direitos e Deveres na Educação, disponibilizada no site
www.ipae.com.br.
Também vale registro que o Ministério da Educação iniciou um
processo de respostas, contudo o atendimento é feito por pessoas
não qualificadas juridicamente no campo do Direito Educacional;
por muitas vezes há limitações à questões já previamente estudadas
e que são respondidas de forma praticamente automática.
(IPAEduc
072-02/07)
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