Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2957 - sexta-feira 16 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Conselho Nacional de Educação libera pauta de sua reunião de fevereiro

O Conselho Nacional de Educação liberou pauta de sua sessão de 26 de fevereiro a 1º de março.
Estão previstos encontros do Conselho Pleno e das duas Câmaras.
O Pleno irá, dentre outros assuntos, analisar os resultados das avaliações e debater os novos indicativos para a formação de docentes.
A Câmara de Educação Superior apreciará processos de rotina.
Por fim, a Câmara Básica realizará, no dia 27, das 15 às 17 horas, reunião aberta de avaliação da implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. Foram convidados representantes de diversas entidades e especialistas.
O mesmo grupo irá também definir a organização de um seminário sobre os dez anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em data a ser definida.

(IPAEduc 067-02/07)


Escolas públicas terão mais de 7 mil laboratórios de informática até o fim do ano

Já está confirmada a entrega de 75 mil computadores, ou seja, a implantação de 7.500 laboratórios de informática nas escolas públicas de ensino médio até o final de 2007.
A informação foi dada, durante o encontro de coordenadores estaduais e municipais do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e da TV Escola. “Haverá uma grande distribuição de computadores e de material pedagógico esse ano”, explicou Amanda Dominici, coordenadora de logística da Secretaria de Educação a Distância.
A meta de atingir as escolas rurais é uma nova orientação do programa, que depende ainda da aprovação do orçamento de 2007. Entretanto, o ProInfo já traz modificações implantadas em 2007. Uma delas é a assinatura de um termo de cooperação técnica com os estados.
O acordo formal garante a exigência de contrapartidas por parte dos estados, como, por exemplo, a garantia de infra-estrutura necessária aos laboratórios e a permissão para que os professores se ausentem para receber a capacitação oferecida pelo ministério.
O último dia do encontro contou ainda com discussões éticas a respeito do direito à educação.
 

(IPAEduc 068-02/07)


Comunidade de Prática de Tecnologia em Educação publica livros eletrônicos

A Práxis acaba de publicar dois livros em formato eletrônico para serem livremente baixados, lidos e distribuídos.São eles: - A Tecnologia Transformando a Educação (casos de sucessos) de Nivaldo Marcusso, Paulo Brito e Marcos Telles.
- Tecnologia e Aprendizagem- Tópicos de integração de Paula de Waal, Nivaldo Marcusso e Marcos Telles.
Mais Informações no site:
http://www.educacional.com.br/downloadlivros/ 


(IPAEduc
069-02/07)

 

Austrália oferece bolsas de especialização para estrangeiros

Para quem deseja estudar na Austrália, o país está com inscrições abertas para dois importantes cursos de especialização: o Endeavour International Postgraduate Research Scholarships - IPRS (programa de bolsas de estudos internarnacionais Endeavour para pesquisa de pós-graduação) e o Endeavour Australia postgraduate and postdoctoral research fellowships, voltado para estudantes latinos.
O IPRS oferece 330 vagas anualmente e tem como objetivo atrair estudantes estrangeiros de elevado desempenho acadêmico para atuarem em áreas de pesquisa abordadas por universidades da Austrália. Podem participar da seleção estudantes de todos os países, exceto da Nova Zelândia.
O número de bolsas concedidas a cada uma das universidades australianas (são 36 públicas, mas não gratuitas, além de outras três instituições particulares) é definido com base em uma fórmula que reflete a performance relacionada à pesquisa desenvolvida por cada instituição.
O programa tem a duração de três anos para doutorado e dois para mestrado. As bolsas são destinadas às despesas com taxas cobradas pela instituição de ensino, saúde do bolsista e também de seus dependentes.
O sistema de ensino superior da Austrália é parecido com o brasileiro, com a graduação (bacharelado), após ao Ensino Médio e, a seguir, a pós-graduação, dividida nas modalidades certificado de graduado e diploma de graduado, equivalente à pós-graduação lato-sensu no Brasil, mestrado e doutorado. Para brasileiros, a grande vantagem de estudar na Austrália é que a maioria dos cursos têm duração de apenas três anos, já que o ensino exige dedicação em período integral.
Mais informações sobre o país podem ser obtidas no site: http://studyinaustralia.gov.au/Sia/Splash.aspx

(IPAEduc 070-02/07)


Orientação técnica -
Autonomia dos Centros Universitários

O Decreto nº 5.786, de 24 de maio de 2006, dispôs sobre os centros universitários e, em seu artigo segundo, estabelece que os mesmos poderão criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.
Fora de sua sede, entretanto, a autonomia não existe e torna-se necessário atos de credenciamento baixados pelo governo federal (em se tratando de escolas mantidas pela União ou por particulares) ou governo estadual (em caso de centros mantidos por estado ou município).

(IPAEduc 071-02/07)


Direito na educação -
Como saber o que é direito e obrigação dos alunos, poder público, escola e demais atores do processo educacional
 

Não há no Brasil um sistema oficial que permita se saber os direitos e deveres na educação. 0s trabalhos de orientação são feitos por algumas entidades de defesa do consumidor e através de iniciativas particulares.
Destaca-se, nessa última situação, o trabalho feito pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, através da Cartilha dos Direitos e Deveres na Educação, disponibilizada no site www.ipae.com.br.
Também vale registro que o Ministério da Educação iniciou um processo de respostas, contudo o atendimento é feito por pessoas não qualificadas juridicamente no campo do Direito Educacional; por muitas vezes há limitações à questões já previamente estudadas e que são respondidas de forma praticamente automática.

(IPAEduc 072-02/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
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    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4