Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2956 - quinta-feira 15 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 


MEC propõe a criação da Universidade Nova

 

Reduzir a evasão no ensino superior, com currículos flexíveis que permitam ao aluno escolher disciplinas de diferentes áreas, de acordo com a vocação e interesses pessoais.
Essa é a proposta do projeto de reforma acadêmica chamado de Universidade Nova, defendida pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior do Ministério da Educação, Manuel Palácios, e por vários reitores de universidades federais. Segundo Palácios, uma das principais causas da evasão, que é grande nas instituições federais, é a grade curricular muito engessada. - A evasão no ensino superior é muito acima do que poderia ser considerado razoável. Nossos cálculos para as instituições federais é de cerca de 35%.
De acordo com o projeto, que já está sendo discutido nas universidades federais do Pará, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o estudante passaria a ingressar em uma universidade, nos moldes do ensino europeu, e não mais em um determinado curso de uma instituição, como é feito atualmente no Brasil.
Para o reitor da Universidade de Brasília, Timothy Martin Mulholland, o valor do projeto está em transformar a universidade em "universo do conhecimento" e não em formação profissionalizante: - A universidade brasileira foi criada em um sistema profissionalizante, formando profissionais. Ao longo do tempo, virou uma fusão de várias faculdades profissionalizantes.
A universidade nova pretende resgatar o caráter interdisciplinar e estimular o debate.  
 

(IPAEduc 061-02/07)


Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elege seu presidente

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos deputados, em sua reunião ordinária realizada segunda-feira, 14 de fevereiro de 2007, escolheu sua nova mesa.
Para a 1ª Sessão Legislativa, a comissão terá na presidência o Deputado Gastão Vieira (PMDB/MA), a Deputada MARIA DO ROSÁRIO para Primeira Vice-Presidencia (PT/RS), na Segunda Vice-Presidência o Deputado FRANK AGUIAR (PTB/SP), eleito com 26 votos do total de 27. 

(IPAEduc 062-02/07)


ABMES divulga pauta de reunião
 

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, realizará no dia 27 de fevereiro de 2007, uma reunião para debater temas a seguir:
- Ciclo avaliativo do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior
- Procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância
- Autorização de cursos de Direito e Medicina.
Também acontecerá a 33ª reunião de diretoria, aberta aos associados, as inscrições irão até 23 de fevereiro. Mais informações www.abmes.org.br
 

(IPAEduc 063-02/07)

 
Comissão de Educação do Senado aprova projetos de lei

A Comissão de Educação do Senado Federal, aprovou em sua 2ª reunião extraordinária, realizada em 13 de fevereiro de 2007, vários projetos de lei, incluindo o projeto de lei do senado nº 004 de 2007, que altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que  estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com vistas a garantir  atendimento médico e odontológico ao educando no ensino fundamental público,  assegurar a oferta regular da educação escolar, dispor sobre a avaliação do  rendimento escolar e dos estabelecimentos de ensino, criar mecanismo de  articulação entre educação superior e educação básica, e garantir licença  periódica nos planos de carreira dos profissionais da educação básica e superior  pública. O projeto é de autoria do Senador Cristovam Buarque. A Comissão através do relator, o Senador Mão Santa, emitiu parecer favorável.
Ainda serão realizadas duas votações, uma para o projeto e outra para as emendas.

(IPAEduc 064-02/07)


Orientação técnica -
Adoção de Filosofia e Sociologia nas escolas

A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aprovou a inclusão de Filosofia e Sociologia nas 23 mil escolas (públicas e privadas) de ensino médio.
Os estabelecimentos de ensino não precisam modificar os seus currículos imediatamente, tendo em vista que o assunto será regulamentado, acessoriamente, pelos Conselhos Estaduais de Educação.Haverá um prazo de um ano para que os colegiados estaduais façam as deliberações ou resoluções e então tornar-se-á exigência plena.  

(IPAEduc 065-02/07)


Direito na educação - Acesso às dependências das escolas nos fins de semana

Apesar de haver uma tendência a que sejam criados programas chamados "escolas abertas" em estabelecimentos públicos e particulares, onde os alunos têm acesso à bibliotecas, laboratórios de informática, quadras de esportes e outros espaços a legislação não assegura esse direito aos discentes.
A decisão é de competência das direções que pode criar ou não essa prática.
Sendo adotada a entidade mantenedora é a responsável por tudo o que acontece no interior da unidade de ensino.
Deve haver um sistema de vigilância evitando que surjam problemas que possam causar danos não só aos alunos, como a terceiros.

(IPAEduc 066-02/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4