Reunião da Cúpula do Mercosul destaca
avanços na educação
Os chefes de
Estado de dez países sul-americanos participaram da reunião de cúpula
do Mercosul, encerrada no dia 19, no Rio de Janeiro. Por dois dias, os
presidentes discutiram e avaliaram as ações governamentais
desenvolvidas no segundo semestre de 2006, durante a presidência pro
tempore brasileira do Mercosul. A educação foi um dos temas de
discussão e ajudou a compor a declaração final do encontro.
“Durante a cúpula, os chefes de Estado fizeram um levantamento e
expuseram seus pontos de vista no sentido de aprofundar os processos
de integração regional”, disse o coordenador substituto do setor
educacional da Assessoria Internacional do MEC, Bruno Sadeck Santos.
Na declaração final, os presidentes ressaltaram iniciativas que
impulsionam o avanço educacional do bloco. Entre elas, o projeto
Escolas Bilíngües de Fronteira, o Ano Polar Internacional e o concurso
histórico-literário Caminhos do Mercosul. Outro projeto elogiado foi o
Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul.
No Escolas Bilíngües de Fronteira, crianças do ensino fundamental
(brasileiras e argentinas) recebem professores do país vizinho em sala
de aula, de uma a duas vezes por semana. Para despertar o interesse
dos alunos por sua cultura, professores usam jogos e brincadeiras e
ministram as aulas em seu idioma. Cinco escolas brasileiras e cinco
argentinas, em regiões fronteiriças, participam do projeto. “A
perspectiva é de que, em 2007, três novos países participem: Uruguai,
Paraguai e Venezuela”, diz Bruno Santos.
(IPAEduc
091-01/07)
Sistema oferece dados sobre educação
na internet
Sistema de
Estatísticas Educacionais (EdudataBrasil) possibilita o acesso a
informações relacionadas á educação como matrículas, funções
docentes e indicadores, como evasão escolar, rendimento do aluno,
concluintes, processos seletivos e estabelecimentos de ensino.
O sistema pode ser facilmente acessado por pesquisadores, gestores e
demais interessados em acompanhar a evolução da educação brasileira.
A pesquisa é feita de forma simples e rápida, apesar do amplo leque
de alternativas para o acesso aos dados do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Em 2006, foram
realizadas 159.371 consultas em todo o sistema.
O item relacionado a matrículas foi o que mais obteve acessos
(48.636). O segundo quesito mais procurado, com 31.063 consultas,
revela indicadores como acesso e participação, contexto
sociodemográfico, rendimento escolar e condições de oferta.
Apesar da quantidade de pesquisas realizadas diariamente, a diretora
de Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Oroslinda
Taranto, considera o sistema pouco conhecido. “Pela qualidade das
informações disponíveis e possibilidade de fácil acesso, o sistema
poderia receber mais consultas”, disse.
Além de ser uma ferramenta auto-explicativa, o sistema tem manuais
para impressão e consulta on-line, além de um glossário com termos
referentes ao sistema para orientar a pesquisa. Caso não seja
possível encontrar as informações procuradas no Edudata, é
necessário entrar em contato com o Inep, pelo serviço Fale Conosco,
e encaminhar a solicitação específica.
(IPAEduc 092-01/07)
Último dia de
inscrições para concurso da Capes
Arquitetos
de todo o Brasil podem apresentar projetos para a nova sede da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes/MEC), em Brasília.
As inscrições, abertas até esta
terça-feira, dia 23,
devem ser feitas na página eletrônica do Instituto de Arquitetos do
Brasil no Distrito Federal (IAB-DF), www.iabdf.org.br/CAPES/ .
Os documentos devem ser enviados pelos Correios.
Organizado pelo IAB-DF, o concurso premiará os cinco melhores
trabalhos. O primeiro colocado receberá R$ 25 mil. Mais informações
www.capes.gov.br
(IPAEduc
093-01/07)
"O
Berço da Desigualdade" é reeditado
A segunda edição do
livro “O Berço da Desigualdade”, de autoria do fotógrafo Sebastião
Salgado e do educador, ex-ministro da Educação e senador Cristovam
Buarque, foi lançada pela UNESCO em parceria com a Fundação
Santillana.
Com imagens penetrantes de Salgado e textos de Cristovam, o livro
apresenta a crise mundial da educação por meio de fotos de diversos
países e cenários onde milhões de crianças estudam em situações
precárias e adversas. A leitura desta obra permite ao leitor ter uma
visão do quadro realista do impasse mundial da educação.
Uma das novidades da obra reeditada é o prefácio assinado pelo
Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura.
“As impressionantes fotografias de Sebastião Salgado refletem a
diversidade das situações educativas pelo mundo. Associadas aos
textos incisivos de Cristovam Buarque, elas conferem a esta obra
pungente um lugar excepcional entre as publicações da UNESCO. Quando
vi essas fotografias, descobri o quadro de uma mesma perplexidade,
mas percebo, também, na face dessas crianças e de seus professores,
provenientes de continentes e de culturas diferentes, a esperança e
a fé em um mundo mais justo e solidário”, afirma Matsuura.
Para adquirir um dos exemplares do livro é necessário consultar uma
das distribuidoras credenciadas pela UNESCO ou fazer contato com o
Grupo Editorial do escritório brasileiro. grupoeditorial@unesco.com.br
(IPAEduc
094-01/07)
Orientações técnicas –
A importância de tecnologias como mecanismo de elevação de
padrões de qualidade nos processos de avaliação da educação
superior
A
Portaria nº 300, de 30 de janeiro de 2006, aprovou o Instrumento
de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e nele há
disposições acerca da infra-estrutura física e recursos de
informação e comunicação. 0s especialistas designados pelo
Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais, vem dando ênfase à existência de
tecnologias tanto nos sistemas de ensino, como também nas
bibliotecas, laboratórios e demais setores de apoio acadêmico.
Recomenda-se uma análise detalhada da Portaria supramencionada,
especialmente em seu anexo que detalha as dimensões e indicadores.
A mesma foi publicada no Diário 0ficial da União de 31 de janeiro
de 2006, seção I, paginas 5 e 6 e pode ser acessada através do
site www.in.gov.br
(IPAEduc
095-01/07)
Direitos na
educação –
Seguros educacionais nas escolas particulares
As escolas particulares
podem decidir que todos os alunos que estejam matriculados possuam
um seguro de vida e/ou acidentes pessoais. Essa decisão cabe
exclusivamente aos dirigentes do estabelecimento de ensino mas
precisa ser divulgada antes de ser feito o contrato de prestação de
serviços educacionais. Há duas alternativas: uma a de adesão ao um
contrato único feito entre escola e companhia seguradora abrangendo
todos os discentes; outra que o responsável pelo discente contrate
o seguro com a empresa que mais lhe convier. Nesse último caso o
aluno, através de seu representante legal, quando menor, ou ele
mesmo, quando maior de 18 anos, assina um documento eximindo a
unidade educacional de qualquer responsabilidade por cobertura de
acidentes ou morte ocorrida no interior do colégio ou
faculdade. Caso eventualmente deixe de pagar as prestações do seguro
deverá arcar com as despesas médicas e acessórias, sem exigir que a
entidade mantenedora fique incumbida de quitar as faturas que forem
apresentadas pelos hospitais, clínicas ou médicos particulares.
(IPAEduc
096-01/07)
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Jornal
da Educação
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Publicação
diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
(enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e
no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas
nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas
(bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
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Exemplares
arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei
nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito
Legal).
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ISSN
(International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme
registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao
Ministério de Ciência e Tecnologia.
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Editora do
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada
no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº
85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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Reprodução
permitida desde que citada a fonte
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Editor
Responsável - João
Roberto Moreira Alves
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Perfil
institucional
O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma
organização social de iniciativa privada que tem como
objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação.
Atua nas áreas de Administração da Educação,
Informações Educacionais, Direito Educacional,
Tecnologia em Educação, Educação a Distância e
Pesquisas Educacionais.
FICHA
CATALOGRÁFICA
Jornal
da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de
Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas
Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4
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