Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2939 - terça-feira 23 de janeiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Reunião da Cúpula do Mercosul destaca avanços na educação 

Os chefes de Estado de dez países sul-americanos participaram da reunião de cúpula do Mercosul, encerrada no dia 19, no Rio de Janeiro. Por dois dias, os presidentes discutiram e avaliaram as ações governamentais desenvolvidas no segundo semestre de 2006, durante a presidência pro tempore brasileira do Mercosul. A educação foi um dos temas de discussão e ajudou a compor a declaração final do encontro.
“Durante a cúpula, os chefes de Estado fizeram um levantamento e expuseram seus pontos de vista no sentido de aprofundar os processos de integração regional”, disse o coordenador substituto do setor educacional da Assessoria Internacional do MEC, Bruno Sadeck Santos.
Na declaração final, os presidentes ressaltaram iniciativas que impulsionam o avanço educacional do bloco. Entre elas, o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira, o Ano Polar Internacional e o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. Outro projeto elogiado foi o Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul.
No Escolas Bilíngües de Fronteira, crianças do ensino fundamental (brasileiras e argentinas) recebem professores do país vizinho em sala de aula, de uma a duas vezes por semana. Para despertar o interesse dos alunos por sua cultura, professores usam jogos e brincadeiras e ministram as aulas em seu idioma. Cinco escolas brasileiras e cinco argentinas, em regiões fronteiriças, participam do projeto. “A perspectiva é de que, em 2007, três novos países participem: Uruguai, Paraguai e Venezuela”, diz Bruno Santos.

(IPAEduc 091-01/07)
 

Sistema oferece dados sobre educação na internet

Sistema de Estatísticas Educacionais (EdudataBrasil) possibilita o acesso a informações relacionadas á educação como matrículas, funções docentes e indicadores, como evasão escolar, rendimento do aluno, concluintes, processos seletivos e estabelecimentos de ensino.
O sistema pode ser facilmente acessado por pesquisadores, gestores e demais interessados em acompanhar a evolução da educação brasileira.
A pesquisa é feita de forma simples e rápida, apesar do amplo leque de alternativas para o acesso aos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Em 2006, foram realizadas 159.371 consultas em todo o sistema.
O item relacionado a matrículas foi o que mais obteve acessos (48.636). O segundo quesito mais procurado, com 31.063 consultas, revela indicadores como acesso e participação, contexto sociodemográfico, rendimento escolar e condições de oferta.  
Apesar da quantidade de pesquisas realizadas diariamente, a diretora de Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Oroslinda Taranto, considera o sistema pouco conhecido. “Pela qualidade das informações disponíveis e possibilidade de fácil acesso, o sistema poderia receber mais consultas”, disse.
Além de ser uma ferramenta auto-explicativa, o sistema tem manuais para impressão e consulta on-line, além de um glossário com termos referentes ao sistema para orientar a pesquisa. Caso não seja possível encontrar as informações procuradas no Edudata, é necessário entrar em contato com o Inep, pelo serviço Fale Conosco, e encaminhar a solicitação específica.

(IPAEduc 092-01/07)
 

Último dia de inscrições para concurso da Capes

 Arquitetos de todo o Brasil podem apresentar projetos para a nova sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília.
As inscrições, abertas até esta
terça-feira, dia 23, devem ser feitas na página eletrônica do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF), www.iabdf.org.br/CAPES/ .
Os documentos devem ser enviados pelos Correios.
Organizado pelo IAB-DF, o concurso premiará os cinco melhores trabalhos. O primeiro colocado receberá R$ 25 mil. Mais informações  www.capes.gov.br

 

(IPAEduc 093-01/07)
 

"O Berço da Desigualdade" é reeditado

A segunda edição do livro “O Berço da Desigualdade”, de autoria do fotógrafo Sebastião Salgado e do educador, ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque, foi lançada pela UNESCO em parceria com a Fundação Santillana.
Com imagens penetrantes de Salgado e textos de Cristovam, o livro apresenta a crise mundial da educação por meio de fotos de diversos países e cenários onde milhões de crianças estudam em situações precárias e adversas. A leitura desta obra permite ao leitor ter uma visão do quadro realista do impasse mundial da educação.
Uma das novidades da obra reeditada é o prefácio assinado pelo Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura.
“As impressionantes fotografias de Sebastião Salgado refletem a diversidade das situações educativas pelo mundo. Associadas aos textos incisivos de Cristovam Buarque, elas conferem a esta obra pungente um lugar excepcional entre as publicações da UNESCO. Quando vi essas fotografias, descobri o quadro de uma mesma perplexidade, mas percebo, também, na face dessas crianças e de seus professores, provenientes de continentes e de culturas diferentes, a esperança e a fé em um mundo mais justo e solidário”, afirma Matsuura.
Para adquirir um dos exemplares do livro é necessário consultar uma das distribuidoras credenciadas pela UNESCO ou fazer contato com o Grupo Editorial do escritório brasileiro. grupoeditorial@unesco.com.br

 
(IPAEduc 094-01/07)
 

Orientações técnicas – A importância de tecnologias como mecanismo de elevação de padrões de qualidade nos processos de avaliação da educação superior

A Portaria nº 300, de 30 de janeiro de 2006, aprovou o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e nele há disposições acerca da infra-estrutura física e recursos de informação e comunicação. 0s especialistas designados pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, vem dando ênfase à existência de tecnologias tanto nos sistemas de ensino, como também nas bibliotecas, laboratórios e demais setores de apoio acadêmico. Recomenda-se uma análise detalhada da Portaria supramencionada, especialmente em seu anexo que detalha as dimensões e indicadores. A mesma foi publicada no Diário 0ficial da União de 31 de janeiro de 2006, seção I, paginas 5 e 6 e pode ser acessada através do site www.in.gov.br

(IPAEduc 095-01/07)
 
 
Direitos na educação – Seguros educacionais nas escolas particulares

As escolas particulares podem decidir que todos os alunos que estejam matriculados possuam um seguro de vida e/ou acidentes pessoais. Essa decisão cabe exclusivamente aos dirigentes do estabelecimento de ensino mas precisa ser divulgada antes de ser feito o contrato de prestação de serviços educacionais. Há duas alternativas:  uma a de adesão ao um contrato único feito entre escola e companhia seguradora abrangendo todos os discentes;  outra que o responsável pelo discente contrate o seguro com a empresa que mais lhe convier. Nesse último caso o aluno, através de seu representante legal, quando menor, ou ele mesmo, quando maior de 18 anos, assina um documento eximindo a unidade educacional de qualquer responsabilidade por cobertura de acidentes ou morte ocorrida no interior do colégio ou faculdade. Caso eventualmente deixe de pagar as prestações do seguro deverá arcar com as despesas médicas e acessórias, sem exigir que a entidade mantenedora fique incumbida de quitar as faturas que forem apresentadas pelos hospitais, clínicas ou médicos particulares.
 

(IPAEduc 096-01/07)
 
 

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.

    FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4