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Publicação
do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação |
Mestrado a distância é anunciado pelo MEC “Estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil podem ser contemplados com um programa de mestrado a distância.” (IPAEduc
079-01/07) Brasil já conta com mais 126 cursos stricto sensu reconhecidos pela CAPES O Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior aprovou recentemente, em sua 92ª reunião, 126 novos cursos de mestrado e doutorado. A decisão foi acompanhada pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer nº 267, de 2006, da Câmara de Educação Superior. (IPAEduc 080-01/07)
A dúvida suscitava eis que constaram duas relações como os pareceres aprovados no último encontro de 2006. Agora fica esclarecido que a última é complementar e encerra a divulgação das decisões do colegiado no ano passado.
Avaliação do
ensino médio mostra que o rendimento dos alunos vem caindo
As médias em português e matemática dos alunos do
terceiro ano do ensino médio caíram quatro pontos em relação ao
exame anterior.
O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica - é
administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais, órgão vinculado ao Ministério da Educação. A cada
dois anos é feita uma aferição do nível de conhecimento dos alunos.
Os resultados oficiais serão divulgados nas próximas
semanas e mostrarão a ineficiência dos sistemas educacionais
adotados por escolas em todo o Brasil.
Entre os alunos da 4ª série do ensino fundamental as
notas subiram, enquanto na 8ª série a pontuação ficou estável em
português e caiu um pouco em matemática.
A avaliação mostra que é preciso haver fortes
mudanças na prática da educação brasileira, especialmente no nível
básico.
Orientação
técnica – Programa de melhoria de qualidade nas escolas
Os estabelecimentos de ensino de todos os níveis e
modalidades precisam possuir um programa de melhoria da qualidade de
ensino.
Aliás, antes de tudo, é preciso haver um sistema
estruturado de avaliação dos padrões exigidos pela sociedade dentro
de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.
Não pode existir um modelo único adotado em cada
colégio. As desigualdades regionais, as características
peculiares de cada aluno e outros fatores são determinantes.
É aconselhável que exista um sistema bem definido
pela comunidade educacional envolvendo alunos, profissionais de
educação e mercado de trabalho.
Em muitas das oportunidades é preciso haver
investimentos em requalificação dos docentes para que sejam os
conhecimentos acadêmicos atualizados conforme as diretrizes
definidas nos projetos políticos-pedagógicos.
Direitos na educação – Acesso
gratuito às informações acadêmicas dos alunos
O aluno (ou seu responsável, quando menor) tem
direito às informações de sua vida acadêmica envolvendo rendimento,
notas, avaliações e número de faltas.
Tais atos são
implícitos na relação escolar e na prestação dos serviços feitos
pelas escolas.
Os
estabelecimentos de ensino têm a obrigação de disponibilizar tais
fatos. Em se tratando de escolas públicas, tudo tem que ser sem
qualquer taxa (eis que segundo a Constituição o ensino público é
gratuito).
Já nos casos
das escolas particulares as informações verbais e/ou pela Internet
têm que ser gratuitas. Havendo o interesse que os dados sejam
passados por declaração é lícito que a escola determine um preço em
sua tabela de serviços educacionais e fixe um prazo para liberar os
documentos.
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