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Publicação
do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação |
Novos cursos sob demanda representam fontes alternativas de receita para instituições O mercado de trabalho vem exigindo que os candidatos aos cargos oferecidos tenham um conhecimento específico das necessidades das empresas. Durante muitos anos as instituições tinham currículos rígidos e inflexíveis e formavam pessoas para serem admitidas em serviço público ou setores corporativos. Posteriormente surgiram os centros de treinamento das empresas que requalificavam os graduados, tanto em nível médio como superior, ajustando os conhecimentos para fins de aumento de produção e de negócios. Hoje aparece a figura dos cursos sob demanda onde os alunos escolhem o que pretendem aprender e montam os currículos com base no esperado pelas empresas onde estão vinculadas ou pretendem trabalhar. Esse nicho de mercado se apresenta com bons resultados, entretanto é preciso que a instituição de ensino tenha uma significativa articulação entre as faculdades ou centros. O caminho mais utilizado é a criação de cursos seqüenciais de formação específica ou de complementação de estudos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Considerando que tais cursos são criados a partir de disciplinas oferecidas por outras habilitações não há novas despesas e a receita acaba sendo líquida para a mantenedora. (IPAEduc 037-01/07) Reforma física nas escolas públicas é uma das maiores preocupações dos governos estaduais A maioria dos governadores dos Estados e seus respectivos secretários de educação vêm afirmando que um dos maiores problemas imediatos da rede pública de ensino é o estado precário das unidades de ensino. Os colégios que abrigam os cursos infantis e fundamentais são os mais prejudicados. Muitos não têm sequer condição de funcionar em fevereiro. Uma das alternativas que está sendo estudada é a locação de espaços em unidades de ensino da rede privada que normalmente não vem conseguindo preencher todas as vagas. Ainda não há um quadro nacional dimensionado mas calcula-se que em mais de 30% dos colégios seja necessário uma série de reparos imediatos. Não é descartada a hipótese de adiamento das aulas em alguns colégios. (IPAEduc 038-01/07) Governo francês financia estudantes brasileiros A França possui um sistema de auxílio financeiro a estudantes vindos do exterior, especialmente nos campos de mestrado e doutorado. A cada ano dez mil alunos são beneficiados de forma parcial. Costuma ser exigida uma contra-partida por alguma agência de fomento do país de origem do aluno ou de órgão internacional. Mais informações podem ser obtidas no site www.edufrance.com.br (IPAEduc 039-01/07) Holding educacional vem sendo usado por algumas instituições de ensino superior A modalidade de holding vem representando uma nova forma de apoio ao desenvolvimento de instituições de grande porte. O aporte de recursos faz com que exista normalmente uma significativa expansão. Uma das mantenedoras que já utilizam essa forma, usando do numerário vindo de uma empresa internacional, deverá expandir, de 10 cidades, para 35 num futuro próximo. Essa realidade faz com que as pequenas escolas tenham que encontrar meios inteligentes de sobreviver ou então aceitarem a incorporação pelos grandes grupos. (IPAEduc 040-01/07) Orientações técnicas – Utilidade Pública Federal As entidades sem fins de lucro podem obter o seu reconhecimento como sendo de utilidade pública federal. As regras encontram-se definidas por uma ampla legislação, disponibilizada no site do Ministério da Justiça. Segundo as normas é necessário que sejam apresentados, anualmente, relatório de atividades. Consta também da página eletrônica do MJ a listagem atualizada das associações e fundações declaradas oficialmente pelo Governo Federal. (IPAEduc 041-01/07) Direitos na educação – Suspensão de concurso vestibular por denúncia de fraude As universidades, centros universitários e faculdades divulgam previamente as regras e datas dos seus concursos vestibulares ou outras formas de acesso aos cursos de graduação. Ocorrendo uma denúncia de fraude as instituições podem suspender a realização das provas e transferir o local ou dia, a seu critério. Não pode haver um questionamento por parte dos alunos, tendo em vista ser um motivo relevante e de força maior. Caso o candidato não possa participar do processo no novo dia há o direito a restituição da taxa de inscrição. (IPAEduc 042-01/07)
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Jornal da Educação
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