Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2924 - terça-feira 02 de janeiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Brasil inicia um novo governo e Presidente assume compromisso de absoluta prioridade à educação

O discurso do Presidente da República em sua posse do segundo mandato, ocorrido no dia 1º de janeiro de 2007, evidenciou o seu desejo de que a educação seja tratada com absoluta prioridade, dentre os projetos governamentais. Os compromissos foram claros e estarão sendo inseridos no PAD – Programa de Aceleração do Desenvolvimento, a ser lançado pelo Executivo ainda em janeiro. Abrem-se, portanto, perspectivas acentuadamente boas para as instituições de ensino, especialmente para as que tiverem projetos inovadores e pretenderem estabelecer parcerias com organismos públicos para apoio social. Também foi citada a expansão do Programa Universidade para Todos e da Universidade Aberta do Brasil, esta última com ações realizadas por meio de educação a distância. Destacou ainda que “a educação de qualidade será prioridade no meu governo. Mais do que qualificação para o mundo do trabalho, a educação é um instrumento de libertação, que o acesso à cultura propicia.”

(IPAEduc 001-01/07)


FNDE estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação superior no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação baixou a Resolução nº 44, de 29 de dezembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 2 de janeiro de 2007, estabelecendo todos os procedimentos para o apoio financeiro a participantes da Universidade Aberta do Brasil. A norma, em seus 26 artigos, detalha os aspectos essenciais da matéria. Sua íntegra pode ser vista no site www.in.gov.br (DOU, seção I, páginas 7 e 8).


(IPAEduc
002-01/07)
 

Decreto regulamenta procedimentos relativos ao Salário-Educação

O Decreto nº 6.003, de 28 de dezembro de 2006, regulamentou a arrecadação, a fiscalização e a cobrança da contribuição social do salário educação. Ao estabelecer novas regras revogou dois decretos que versavam sobre o assunto: o 3.142, de 16 de agosto de 1999 e o 4.943, de 30 de dezembro de 2003. O texto integral pode ser obtido acessando-se a pagina eletrônica www.presidencia.gov.br

(IPAEduc 003-01/07)


Instituições de ensino superior credenciadas para educação a distância já atingem a marca de cento e cinqüenta e três

Um estudo permanente realizado pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação mostra que já existem 153 instituições de ensino superior credenciadas para desenvolvimento de programas de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. Dentro desse conjunto há universidades, centros universitários, faculdades e outras entidades de ensino não-formal. Os interessados em receber a relação completa poderão solicitar o documento ao Instituto através do e-mail ipae@ipae.com.br

(IPAEduc 004-01/07)


Orientação Técnica – Duração da hora-aula nos estabelecimentos regulares de ensino

O Parecer nº 261, de 9 de novembro de 2006, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, estabeleceu um longo estudo acerca da duração da hora-aula. É recomendável que as instituições de ensino analisem todos os aspectos do instrumento normativo eis que são aplicáveis às escolas públicas e particulares. Em síntese afirma que os 60 minutos devem servir como base para que as cargas horárias dos cursos sejam integralizadas.   A escola pode fracionar os cursos em quantas aulas queiram contudo a soma dos tempos tem que atingir a duração fixada nas diretrizes curriculares para os cursos.

(IPAEduc 005-01/07)


Direitos na educação – Entrega de uma das vias do contrato de matrícula ao aluno

As escolas particulares, através de sua entidade mantenedora, e os alunos (ou seus responsáveis) firmam no início de cada período letivo (ano ou semestre) um contrato de prestação de serviços educacionais. O documento tem que ser firmado em, no mínimo, duas vias. Uma fica com a unidade de ensino e a outra, obrigatoriamente, com o aluno. Não é válido que seja fornecido em cópia (xerox ou similar) eis que impedem o questionamento judicial, se for necessário, para esclarecer dúvidas ou controvérsias.

(IPAEduc 006-01/07)

 


Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Caixa Postal 21.123 - CEP 20110-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.

 

FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4