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Publicação
do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação |
As
políticas institucionais como fator relevante para a avaliação
0s sistemas gerenciais modernos recomendam a existência de políticas
internas que permitam contribuir para o desenvolvimento das organizações.
Esse princípio é adotado eficientemente em entidades públicas ou
privadas, independentemente de seus portes, ramos de atividades e movimentos
econômicos ou sociais.
Numa época em que a competitividade é fundamental para o sucesso a falta
de uma política clara que permita uma visão de longo prazo, tanto para os
integrantes da equipe, como para os usuários dos serviços, pode significar
uma estagnação e mais do que isso, um forte retrocesso.
0 mesmo fenômeno acontece também na área educacional, desde escolas de
educação básica até as de ensino superior. Dentro
desse contexto o Poder Público, incumbido pela Constituição Brasileira
para avaliar a qualidade de ensino nas instituições, vem dando grande
importância à existência de uma política para o ensino, a pesquisa e
extensão.
0 recente Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação
Superior, aprovado pelo Ministério da Educação e que integra o Sistema
Nacional de Avaliação, determinou que todas as universidades, centros
universitários, faculdades integradas ou isoladas, institutos superiores de
educação e demais organizações que possuam cursos de graduação façam
constar de seus Planos de Desenvolvimento Institucional a política
para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
Mais à frente as mesmas normas deixam explícito que também é obrigatória
a definição de políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e dos
integrantes do quadro técnico-administrativo. Para
se ter a dimensão do valor atribuído as duas políticas têm peso,
respectivamente, de 30 e 20 numa escala total de 100.
Em outras palavras pode-se dizer que estando corretas as políticas para
ambos setores (ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e
pessoal) a escola já garante 50% de aprovação.
Todos os demais pontos somam os mesmo cinqüenta pontos.
0 sistema governamental ainda adiciona mais 5% relativo à política de
atendimento ao estudante.
Para que a instituição não cometa erros é necessário que exista um
grupo de colaboradores que se encarregue por essa parte essencial da vida
das organizações.
Antes de aprovação e divulgação ampla das políticas internas é preciso
que exista uma análise dos impactos que as medidas trarão nas finanças da
entidade.
Um erro pode ser fatal, sem retorno ou com um custo elevadíssimo,
moral ou financeiro.
Mas, com políticas
bem elaboradas, o empreendimento tende a ter crescimento e com isso trazer
prosperidade para todos.
A ciência gerencial é extremamente importante e tende a se valorizar no
futuro.
Nenhuma instituição sobrevirá se não contar com contratos de
comprometimento que permitam se conhecer as tendências a médio e longo
prazo.
0s planos emergenciais, de curto prazo,
podem trazer alguns resultados mas, sem dúvida, reflete insegurança.
Todos indagam: que será do amanhã?
Sem essa resposta o sucesso é adiado e a instabilidade reina em todos os
setores da empresa ou instituição.
João
Roberto Moreira Alves
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EXPEDIENTE Carta Mensal Educacional
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FICHA CATALOGRÁFICA
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