Carta Mensal
Educacional

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 1414-4778

ano 18 - nº 108 - agosto de 2009

 

Os avanços da internet e saldos positivos para os sistemas educacionais 

João Roberto Moreira Alves  (*) 

O extraordinário avanço da internet no mundo traz reflexos altamente positivos para os sistemas educacionais.
No Brasil vemos cenários animadores.  Em 2005 eram 31,9 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores;  no início de 2009 já são 56 milhões, representando um aumento significativo, embora ainda tenhamos 104 milhões de excluídos, se tomarmos por base a população acima de dez anos de idade.
A Região Sudeste concentra 40,3% dos internautas, sendo seguido pela Centro-Oeste, com 39,4; Sul, com 38,7%; Norte, com 27,5% e Nordeste com 25,1%.
Em termos de local de acesso 57,1% usam equipamentos em casa; 35,2% em "lan house" e 31% nos locais de trabalho.  Há uma forte concentração da segunda opção nos Estados da Região Nordeste.
O uso da banda larga vem aumentando e atualmente são mais de 80,3%.  O acesso discado ainda tem 18% e o restante usa as duas alternativas.
Paralelamente aos computadores os aparelhos celulares marcam evolução positiva no sistema de comunicações.   Em 2005 eram 56 milhões e ao término de 2008, 86 milhões.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios que é elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Referidos números mostram significativas bases para que a educação a distância possa ser alavancada em todas as unidades da Federação.  
As instituições que possuem programas de EAD precisam adequá-los à realidade social dos usuários.  As variáveis de acesso e de tipos de máquinas existentes nas casas ou locais de trabalho dos alunos são primordiais para o sucesso ou o fracasso.
Em muitas ocasiões, excelentes conteúdos são disponibilizados por universidades, centros universitários, faculdades e escolas, mas se perdem no percurso até a outra "ponta", onde os estudantes não conseguem acompanhar a aprendizagem por choques de programas instalados.
É relevante, portanto, que exista uma permanente pesquisa e um contínuo processo de avaliação, para evitar desperdícios e frustrações recíprocas dos agentes ativos e passivos do processo de aprendizagem.

(*) Presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

(IPAE 190- 08/09)

 

EXPEDIENTE
  • Publicação mensal do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação.
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com a Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal)
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 1414-4778 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.   
  • Reprodução Permitida desde que citada a fonte
     
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
     
  • Edição e Administração
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FICHA CATALOGRÁFICA
Carta Mensal Educacional
- N. 1 (dez. 1996). - Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1996 - N.1 ; 29.5 cm   Mensal
Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação.
1. Direito Educação - Rio de Janeiro - periódico. I.  Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. CDU 37.014.1(05)