Carta Mensal
Educacional

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 1414-4778

ano 18 - nº 106 - junho de 2009

O crescimento da população mundial e os desafios da educação 

João Roberto Moreira Alves (*)

O crescimento da população mundial exigirá novas estratégias para que a humanidade consiga superar os desafios que se apresentarão nos próximos anos.
Atualmente os cinco países mais populosos são China (1,345 bilhão), Índia (1,198 bilhão), Estados Unidos da América (314,7 milhões), Indonésia (230 milhões) e Brasil (193,7 milhões).   As previsões para 2050 mostram mudanças nesse ranking populacional e são esperados que a ordem seja a seguinte: Índia (1,613 bilhão), China (1,417 bilhão), Estados Unidos (403,9 milhões), Paquistão (335,2 milhões) e Nigéria (289,1 milhões).   O Brasil cairá para o oitavo lugar com 218,5 milhões.
Esses dados são do Relatório da População Mundial elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
O planeta tem 6,8 bilhões de pessoas e está perto do limite máximo, segundo os especialistas.
Ao lado das preocupações com o meio ambiente, alimentação, saúde e educação se constituem como pilares de um grande processo de sustentabilidade.
Os efeitos do aquecimento global, com busca de compromissos de redução de emissões de gazes do efeito estufa, estão na pauta dos encontros que reúnem os mais importantes líderes das nações industrializadas.
Alimentação e saúde vem sendo também objeto de profundos debates, especialmente porque não há barreiras geográficas em ambas situações.
Mas, na área de educação, são tênues os compromissos.  Muitos assumidos não são cumpridos, e se centram mais na universalização do acesso à educação.
Quase nada se estuda acerca da qualidade.  Há, sem dúvidas, exames internacionais que medem os graus de absorção do conhecimento.  O PISA é um dos mais valiosos instrumentos mas que não aponta soluções mas sim dá os sinais de sucesso ou fracasso das políticas públicas setoriais.  É como se medisse a temperatura de um doente mas sem diagnosticar os males que o mesmo possui.
O crescimento populacional aliado à evolução da ciência e tecnologia precisam estar par a par com os cenários nacionais e internacionais.
A construção física de escolas e as dificuldades para manter sistemas de educação continuada podem ser superadas com a implantação de eficientes programas de educação a distância.
A aprendizagem terá que ser ao longo da vida pois os ensinamentos levados aos alunos normalmente em sua infância e juventude se tornarão obsoletos e cairão em desuso rapidamente.  Igual realidade se dará nas universidades onde novas profissões surgirão com rapidez incalculável.
A superação desse desafio de proporcionar condições de absorção dos novos saberes é missão somente alcançável por meio de programas internacionais de EAD.   Os intercâmbios físicos atenderão a apenas a uma pequena parcela da população e normalmente agrupada nas elites.   A grande massa populacional terá que se valer dos crescentes meios de comunicação que, cada vez mais acessíveis, tanto em termos técnicos, como em valores financeiros, para obter condições de sustentabilidade.
Em face disso fica clara a relevância de mecanismos mais simples que permitam os estudos internacionais.   A educação, sem a existência de restrições quanto à sua validação governamental, será a tônica nas próximas décadas.  Prosperarão os países  que abrirem  suas fronteiras ao conhecimento e isso somente se dará em decorrência da  visão de seus governantes.

(*) Presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

(IPAE 183- 06/09)

 

EXPEDIENTE
  • Publicação mensal do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação.
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com a Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal)
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 1414-4778 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.   
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FICHA CATALOGRÁFICA
Carta Mensal Educacional
- N. 1 (dez. 1996). - Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1996 - N.1 ; 29.5 cm   Mensal
Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação.
1. Direito Educação - Rio de Janeiro - periódico. I.  Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. CDU 37.014.1(05)