Oportunidade de oferta de cursos técnicos por instituições privadas de ensino superior
As universidades, centros universitários e faculdades têm uma excelente oportunidade para implantar cursos técnicos de nível médio sem precisar de cumprir a extensa burocracia normalmente exigida pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
O Ministério da Educação editou em fins de 2019 a portaria 1.718, permitindo que a oferta de cursos de técnicos de nível médio por Instituições Privadas de Ensino Superior.
Em janeiro a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica regulamentou os procedimentos por intermédio da portaria 62. A mesma dispõe sobre os procedimentos associados à oferta de cursos técnicos de nível médio por instituições privadas de ensino superior.
Algumas IES ingressaram com os pedidos em junho último foram autorizados os primeiros 207 cursos, que correspondem a 61 mil vagas.
O MEC abriu agora novamente a oportunidade para formulação dos pedidos e fixou o prazo de 31 de agosto.
Todo o procedimento tem que ser feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec),
Os pedidos serão avaliados em até 120 dias e, caso concedida, a autorização do curso passa a valer no primeiro semestre de 2021.
Estamos recomendando as IES que analisem a pertinência de atuação em maior escala nos cursos técnicos, considerando os naturais reflexos sentidos no ensino superior.
Considerando que o prazo é bastante reduzido e os processos tem as naturais complexidades, é necessário haver uma rápida decisão.
Havendo interesse contate-nos através do do formulário abaixo.