Assessoria em programas de avaliação institucional

Assessoria em programas de avaliação institucional

 

A avaliação das instituições de educação, tanto de educação básica, como superior, assim como dos cursos, é elemento fundamental para a melhoria ou manutenção (quando já reconhecidamente positivos) da qualidade dos processos educacionais.

 

É elemento essencial com vistas à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

A avaliação institucional, quando feita pelo MEC, ocorre em duas modalidades:

 

A autoavaliação que é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (ou por órgãos semelhantes, no âmbito dos Estados) e avaliação externa que é realizada por comissões designadas pelo INEP, e tem como referência os padrões de qualidade para a educação  expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

 

O processo de avaliação independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

 

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação especializou-se em promover Avaliações Independentes.   As mesmas são feitas como uma base para nortear as direções e equipes quanto à prováveis resultados que virão numa avaliação oficial.

 

É uma forma de se antecipar ao que pode representar fatores de sucesso ou de fracasso para as mantenedoras e mantidas.

 

Um mal resultado nos rankings oficiais representa um grande risco para a sobrevivência das unidades educacionais,

 

Os investimentos são definidos conforme as características de cada projeto.

 

Preencha a ficha abaixo e nos remeta para fazermos uma customização do serviço e apresentarmos uma proposta específica.

 

Havendo dúvidas mande-nos um e-mail para instituto@ipae.com ou contate-nos por intermédio dos telefones (21) 3905-0964 ou (21) 3471-6301 e whatsapp (21) 99566-5186.

 

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