|
|
Curso de aperfeiçoamento profissional
através de aprendizagem a distância
-
Ficha Técnica -
|
Apresentação
Modalidade
Carga horária
Pré-requisito
Apoio ao aluno
Estrutura curricular
Certificação
Investimento
Aluno não identificado
Sistema de matrícula e
desenvolvimento do curso
Importante
Informações
|
|
PERFIL INSTITUCIONAL
|
O
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação é uma organização social de
iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da
educação. Sua fundação ocorreu a 23 de fevereiro de 1973 e atua em todo o
território nacional, possuindo vinculação com milhares de unidades
educacionais e empresariais, organismos públicos e sociais e agentes
propulsores da sociedade.
Possui convênios de cooperação técnica com grandes universidades
brasileiras e estrangeiras e está vinculado às principais entidades que
congregam instituições de educação. Suas atividades estão concentradas nas
áreas de pesquisas, desenvolvimento de recursos humanos, consultoria,
publicações técnicas e informações educacionais.
Edita periódicos e outras publicações técnicas, que são distribuídos no
Brasil e no exterior, como forma de promover a educação permanente e
difundir estudos e pesquisas.
|
|
|
|
|
Apresentação
|
|
O Curso Administração da Educação a
Distância foi elaborado com o objetivo de levar profissionais aos
grandes desafios para atuar em programas educacionais com o uso de
tecnologias avançadas na área de educação a distância em cursos de nível
básico e superior.
Utilizando-se de experiências bem sucedidas em renomadas
instituições mundialmente consagradas, o curso procura capacitar
profissionais para a gestão de Administração da Educação a Distância.
A metodologia na
modalidade a distância permite que sejam atendidas todas
as regiões brasileiras e estabelecimentos de quaisquer níveis,
democratizando as formas de enriquecimento qualitativo dos gestores
educacionais.
Ao final do curso, o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação pretende
ter contribuído, de modo eficaz, para o seu
enriquecimento profissional, ampliando suas possibilidades num mercado de
trabalho altamente competitivo, permeado pela vertiginosa evolução
tecnológica.
|
|
Modalidade
|
|
É importante
ressaltar que há diversos textos em espanhol. Justifica-se que os mesmos
são imprescindíveis para uma visão macro-institucional, possibilitando a
constatação dos êxitos obtidos em universidades estrangeiras. Os
mesmos não influenciaram na avaliação do conhecimento eis que as questões
são elaboradas sobre os textos em português.
|
|
Carga horária
|
|
O curso tem carga
equivalente a 80 horas de estudos, com flexibilidade que é uma das
principais características da aprendizagem a distância.
Você faz o seu horário de estudo!
|
|
Pré-requisito
|
|
Não há
pré-requisito
|
|
Apoio ao aluno
|
|
*
|
Orientação
inicial para os estudos através da educação a distância
|
*
|
Apoio para
desenvolvimento dos exercícios de aferição de aprendizagem ao término do
curso, que devera ser entregue no prazo máximo de
45 dias.
|
*
|
Apoio ao
estudante após a conclusão do curso através de educação a distância
continuada.
|
*
|
Interação
permanente, sempre que houver necessidade ou dúvidas do aluno
|
|
|
Estrutura curricular
|
|
* |
O surgimento da Educação a Distância no Mundo |
* |
Educação a Distância no Brasil |
* |
As teorias da Administração e sua aplicabilidade à Educação a
Distância |
* |
Os aspectos técnicos
da Educação a Distância |
* |
As etapas de um projeto de Educação a Distância |
* |
Os desafios da Gestão da Educação a Distância |
* |
A Educação a Distância nos Estabelecimentos de Ensino |
* |
A Educação a Distância nas Empresas |
* |
Os aspectos
organizacionais da Educação a Distância |
* |
A Educação no futuro bem próximo |
|
|
Certificação
|
Os certificados
têm validade como enriquecimento do saber.
|
Ao término
do curso há uma certificação, assim que ocorra o aproveitamento dos estudos e
a entrega dos exercícios.
|
|
Investimento
|
- matrícula individual -
Parcela
única de R$ 230,00 ou duas parcelas de R$ 125,00. Havendo matrícula de dois
alunos da mesma instituição há desconto de 20%; três, 25% e quatro, 30%. (Existem planos alternativos para grupos acima de quatro participantes,
devendo ser encaminhada mensagem para análise do Instituto.
- unidades associadas -
As Unidades Educacionais ou Empresariais Associadas têm direito a desconto de 5% em
qualquer das situações.
- financiamento e bolsas de estudo -
O Instituto
possui linhas especiais de apoio a alunos que necessitem de tratamento
financeiro especial, através de um sistema de crédito educativo, com maiores
prazos ou descontos especiais.
|
|
Aluno não
identificado
|
Outra grande inovação trazida para o Brasil pelo
Instituto é a possibilidade do aluno não ser identificado.
Muitas das vezes o aluno, por diversas razões, não pretende se
expor aos eventuais riscos de uma avaliação insatisfatória ou externar o
desenvolvimento de seus estudos.
Para atender a esses casos específicos o aluno faz sua matricula
através do uso de um pseudônimo. Pode também optar por ser um número de caixa
postal eletrônica.
O desenvolvimento de cada curso é idêntico aos demais casos,
contudo não há a certificação.
No momento em que o aluno quiser (e se assim pretender) ele
identifica-se e é submetido a uma avaliação específica,
sendo-lhe conferida a certificação a que faz jus.
|
|
Sistema de matrícula
e desenvolvimento do curso
|
1. - Para iniciar o curso é necessário fazer a matrícula,
preenchendo a ficha de matricula e o respectivo
certificado. A ficha é sempre com o nome do aluno e o
certificado em nome de quem é o responsável pelo custeio financeiro do curso;
caso seja o próprio aluno não é necessário o preenchimento dos dados pessoais
no último; defina a forma e sistema de pagamento;
2. -
Envie-nos através do e-mail
instituto@ipae.com.br e aguarde instruções;
3. -
Imediatamente após a matrícula, o Instituto envia as instruções junto com o
material de apoio inicial, e a remessa feita através de e-mail;
4. - No
final de cada curso há um conjunto de exercícios que devem ser feitos pelo
aluno e enviado ao Instituto por e-mail permitindo a aferição
de aprendizagem. Atingindo um mínimo de 70% de aproveitamento há uma
certificação;
5. -
Caso não seja alcançado o mínimo exigido a equipe do Instituto encaminhará
orientação para estudos complementares, ocorrendo nova(s)
avaliação(ões) até que se atinja o aproveitamento;
6. -
Objetivando uma visão ampla sobre os principais acontecimentos na área de
educação o aluno terá acesso, ao Jornal da Educação possibilitando uma série de
informações para a complementação do aprendizado;
7. - Ao
término de cada curso há a certificação.
|
|
- IMPORTANTE -
O Curso de
Administração da Educação a Distância é um programa livre desenvolvido a nível de aperfeiçoamento profissional. Confere
certificado que normalmente é aceito como enriquecimento de conhecimentos,
entretanto sem validade para fins de ascensão em carreiras públicas.
Os cursos
funcionam com base no Parecer 18, de 27 de janeiro de 2010, da Câmara de
Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que ressalta a dispensa de
credenciamento junto ao MEC de organizações especializadas que se dedicam a
atendimento a profissionais que atuam no mercado de trabalho.
|
|
Informações
|
http://www.ipae.com.br
Q e-mail: insituto@ipae.com.br
Av.
Rio Branco, 156 - conjunto 1926 - CEP 20040-901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
21-3905-0964 / 21 - 3471-6301 |